quinta-feira, 2 de setembro de 2010

COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO TORRES TERÁ PALESTRA SOBRE LAGOA DO SALGADO, COM DOAÇÃO DE LIVROS

Foto: Estromatólitos carbonáticos na Lagoa do Salgado. Esta foto foi tirada pelo fotógrafo sanjoanense, João Batista Rocha e foi escolhida pela Editora IBep para compor um livro de biologia, cujo capítulo intitula-se: "A Origem do Planeta Terra".
MEIO AMBIENTE COM INCENTIVO À LEITURA
O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, sob a coordenação do Sub-secretário Alex Firme e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estará ministrando, na próxima semana, no Colégio Estadual Alberto Torres, uma palestra com o tema: "LAGOA DO SALGADO - PATRIMÔNIO GEOPALEONTOLÓGICO DA HUMANIDADE". O convite veio do Colégio Estadual Alberto Torres, através da coordenadora Sherlane Porto, que desenvolve trabalhos no colégio voltados para a Agenda 21 local juntamente com mais três professoras. "A abordagem do tema em questão em nosso colégio será muito válida, pois convergem para a questão da sustentabilidade", afirmou Sherlane Porto ao membro do Núcleo de Educação Ambiental, Andre Pinto, que será um dos palestrantes.
Foto: O Colégio Estadual João Coelho da Silva, já fez parte do Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio " desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP. Crédito da foto: WEalmir Lopes Baldino.
Na palestra serão abordados os aspectos físicos, a paisagem, fotos aéreas, a importância da lagoa para o mundo, formas de vida e os fósseis (estromatólitos). O Núcleo de Educação Ambiental levará até aos estudantes uma amostra de estromatólito - uma pedra calcária que já abrigou microorganismos responsáveis pela formação do planeta terra, num período recente (5.000 anos). Na oportunidade, além da palestra, o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará a doação de alguns exemplares das obras de João Oscar Amaral Pinto para a biblioteca do Alberto Torres, que leva o mesmo nome deste importante escritor sanjoanense, falecido em 2006. O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP está composto do pescador artesanal Adrião Gaiato, dos técnicos ambientais Marco Pacheco e Luiz Henrique, da bióloga Viviane Gonçalves, do guia em turismo e historiador Andre Pinto e do gestor ambiental Alex Firme.

Nenhum comentário: