sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ANDRÉ PINTO LOCALIZA OS DESCENDENTES DE MANOEL MARTINS DO COUTO REIS EM TERESÓPOLIS-RJ

André Pinto conseguiu localizar, com a ajuda de sua mãe Cecília Pinto que reside atualmente em Teresópolis-RJ os descendentes do General Manoel Martins do Couto Reis, um dos primeiros estudiosos da região da Baixada Campista, em 1785, que descreveu a flora e fauna da região de Campos e de São João da Barra.
Em contato telefônico recente com a bisneta do General Couto Reis, Sra. Maria Aparecida Couto Reis, que reside atualmente em Teresópolis, André Pinto, muito entusiasmado, relatou a importância da obra do importante militar bem como suas benfeitorias para a região, destinando um exemplar do livro prefaciado por Aristides Soffiati denominado "Manuscritos de Manoel Martins do Couto Reis de 1785", publicado pela imprensa oficial.
Maria Aparecida Couto Reis, bisneta do General Couto Reis, tem outros irmãos como Maria da Penha do Couto Reis, José Maria do Couto Reis e João Francisco do Couto Reis.
Maria Aparecida do Couto Reis esclarece que viu na TV serrana uma reportagem feita com o Professor Aristides Soffiati, em 28/06 deste ano, mas nunca teve acesso aos manuscritos de seu bisavô. Informada por André Pinto que os originais do manuscrito de Couto Reis encontram-se doados para o Arquivo Público de Campos , no Solar do colégio e que o mesmo está a disposição do público, ela pretende vir a São João da Barra com seus irmãos para conhecerem a cidade que seu bisavô conheceu e fez levantamentos, tendo o acompanhamento do guia em turismo regional André Pinto que também ocupa a cadeira de patrimônio cultural no Conselho Municipal de Cultura e ainda será agraciada com uma Homenagem a ser feita pelo Conselho Municipal de Cultura em Café Literário a ser agendado pela Diretora do Centro Cultural Narcisa Amália, Perila Rodrigues.
Maria Aparecida Couto Reis tem guardado as certidões de óbito e nascimento de seus ascendentes que prova a ligação genealógica direta com o General Couto Reis.
QUEM FOI COUTO REIS?
Manoel Martins do Couto Reis nasceu na vila de Santos, capitania de São Paulo, em torno de 1750. Cedo notabilizou-se cartógrafo e dentre as suas obras, consta a Descrição Geográfica, Política e Cronográfica do distrito de Campos Goaitacás com informações circunstanciais sobre o relevo, rede hídrica, flora, fuana, economia, sociedade, política, cultura e história.
Couto Reis ainda fez manuscrito sobre a aculturação dos povos indígenas que habitavam o vale do rio Paraíba do Sul e seus tributários, sobre a navegação do mesmo rio e sobre o aproveitamento das matas nativas.
*Por André Pinto