sábado, 30 de agosto de 2008

PETROBRÁS LANÇA PROJETO MOSAICO TERRA NO UPEA EM BARCELOS

A SOLENIDADE
O sábado da manhã do dia 30/08/08, apesar da ameaça de chuva e mudança de tempo, não fez com que os convidados que estiveram presentes ao lançamento do Projeto Mosaico Terra perdessem a animação.
Diretora do Ifet, Cibele Daher, o diretor do UPEA, Vicente Santos, Professor Jefferson e membros do departamento de projetos sustentáveis da Petrobrás deram início à solenidade dando boas vindas aos presentes onde falaram dos objetivos do projeto Mosaico Terra. O ponto alto foi quando o "Toninho", representante de um assentamento envolvido no projeto, em quebra de protocolo permitida pela organização do evento, tomou a palavra para dizer da alegria de estar presente ao lançamento, da implementação do projeto e também da dificuldade dos agricultores familiares e produtores rurais na geração de renda e incentivos agrícolas.
Representando São João da Barra, estiveram presentes André Pinto que é assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Sustentável, Sr. Getúlio Alvarenga que é Presidente do Sindicato Rural de São João da Barra, Bebeto Gaia que é produtor rural, Zulício Novas que é assessor da Secretaria Municipal de Agricultura, Dr. Pedro Nilson que é Secretário Municipal de Agricultura e outros assessores do governo municipal.
O PROJETO MOSAICO TERRA - DA PETROBRÁS - O QUE É ?
Como objetivo desenvolver a agricultura e pecuária familiar em comunidades de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, o Programa Petrobras Mosaico Terra foi lançado hoje, às 10h, na sede da Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental (Upea) do Cefet/Campos, em Barcelos, São João da Barra. O convênio envolve a Petrobras, Cefet Campos e Fundação Cefet-Campos. O projeto prevê a capacitação de produtores rurais para o uso de tecnologias auto-sustentáveis, capacitação e resgate do uso de plantas medicinais pelos agricultores de base familiar, além de saúde ambiental, resgate cultural e capacitação para geração de renda.
QUEM SERÃO OS ATENDIDOS ?
Ficou evidenciado que o programa atenderá num primeiro momento à 110 famílias das comunidades do Açu, Venda Nova, Campo Novo, Barcelos e dois assentamentos. Os jovens do Criam de Campos também estão inseridos no programa.
COMO SERÁ A CAPACITAÇÃO ?
O programa oferece 25 cursos que vão ser realizados nas comunidades ou na sede da UPEA.
PROFESSOR VICENTE FALA SOBRE O NOVO PROJETO
O diretor da UPEA, Professor Vicente Santos, estava bastante feliz com a participação da sociedade civil organizada, dos poderes públicos e das comunidades que serão beneficiadas. Segundo matéria do jornal Folha da Manhã de 30/08/08, "o Professor disse que o grande diferencial é o olhar para a agricultura familiar. — Não existe até hoje uma ação efetiva na Bacia de Campos com esta vertente. Queremos atender à família como um todo e até 2017 estender o trabalho para o Noroeste e Região dos Lagos — explica Oliveira. Ele adiantou que os jovens das comunidades, entre 16 e 24 anos, também serão atendidos pelo programa através de uma formação profissional agro-ambiental. “Com o projeto, esperamos contribuir para a sustentabilidade dos agricultores rurais”, afirma Lincoln Weinhardt, gerente de Comunicação da Unidade de Negócio da Bacia de Campos. "

HORTA ORGÂNICA DO UPEA - APRESENTÁVEIS MUDAS DE ALFACES

ESTUFA DO UPEA COM A VISITAÇÃO ABERTA ÀS COMUNIDADES QUE PARTICIPARÃO NO PROJETO MOSAICO TERRA.

A POPULAÇÃO, QUE SE BENEFICIARÁ COM O PROJETO, ESTAVA FELIZ COM OS RESULTADOS DA ESTUFA.

REPRESENTANTE DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS DA PETROBRÁS CONHECEU UMA PRÉVIA DOS TRABALHOS DE ARTESANATO, AGRICULTURA ORGÂNICA E ECONOMIA SOLIDÁRIA QUE SERÃO DESENVOLVIDOS NO PROJETO.

PRODUÇÃO DE ARTESANATO DE PALHA DE COQUEIROS E COLHEITAS DE PRODUTOS SEM AGROTÓXICOS FORAM PONTOS ALTOS DO ENCONTRO.

COMUNIDADE VISITA ESTUFA MODELO E VÊ A DISPONIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO EM SUAS PROPRIEDADES RURAIS.

O PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE SÃO JOÃO DA BARRA, MUITO ELOGIADO PELO PROFESSOR VICENTE SANTOS, DIRETOR DO UPEA, DURANTE O LANÇAMENTO DO EVENTO, DÁ ENTREVISTA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PETROBRÁS.

ANDRÉ PINTO JUNTO COM UM COLEGA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA VISITA A ESTUFA DO UPEA.

PRODUTOR RURAL, PESCADOR E ARTESÃO DÁ EXPLICAÇÕES AOS JOVENS DE COMO SE FAZER UMA REDE DE PESCA EM ACORDO COM A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.

SABOROSO ALMOÇO FOI OFERECIDO AOS PRESENTES EM CLIMA DE FESTA E MUITA ANIMAÇÃO COM O LANÇAMENTO DO PROJETO MOSAICO TERRA.

JACUY, GETÚLIO ALVARENGA, BEBETO GAIA, PROFESSOR MAURI LIMA DA UFRRJ E ANDRÉ PINTO EM BATE PAPO SOBRE O PROJETO NA ÁREA DE PLANTIO DO UPEA.

CIBELE DAHER, JEFERSON, VICENTE SANTOS E O REPRESENTANTE DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS DA PETROBRÁS.

GETÚLIO ALVARENGA, DR. PEDRO NILSON, BEBETO GAIA E O PROFESSOR MAURI LIMA NA ENTRADA DO UPEA.

PROFESSOR VICENTE SANTOS E PROFESSOR ROBERTO MORAES COM UM AMIGO NO TANQUE DE PISCICULTURA DO UPEA O ALMOÇO SERVIDO FOI AO LADO DA PLANTAÇÃO DE AGRICULTURA ORGÃNICA (PEPINOS)

Crédito das fotos (todas do UPEA) : André Pinto.

Nenhum comentário: