sábado, 16 de agosto de 2008

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA

Estação da estrada de ferro em São João da Barra, quadro pintado por Mallet.
FOTO: Estação de Atafona, em São João da Barra, desativada. Boas recordações dos tempos áureos das ferrovias da Estrada de Ferro Campista e Leopoldina Railway. Veja o histórico da linha de ferro Campos-Atafona no final do texto abaixo.
Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2008. A LLX Açu Operações Portuárias S/A, subsidiária da LLX Logística S.A. (BOVESPA: LLXL3, "LLX"), e a Ferrovia Centro Atlântica S.A ("FCA"), em cumprimento ao disposto no art. 157, §4º da Lei nº 6.404/76 e na Instrução CVM nº 358/02, informam que assinaram, em 11 de agosto de 2008, um acordo comercial que estabelece o compromisso de ambas as partes para a celebração de: (i) contrato de transporte de longo prazo, que regulará a prestação pela FCA de serviço de transporte ferroviário de cargas da LLX e seus clientes e/ou parceiros comerciais, a partir do ou destinados ao Porto do Açu, através de trecho da FCA existentes na região de Belo Horizonte, além de novo ramal ferroviário a ser construído entre Campos dos Goytacazes (RJ) e Porto do Açu, e (ii) contratos específicos que regularão a realização dos investimentos necessários à capacitação da via permanente para os respectivos trecho e novo ramal e a aquisição de material rodante, que poderão ser realizados por uma ou ambas as empresas, com finalidade de atender o transporte a ser realizado pela FCA à LLX Açu e seus clientes. O acordo contribui para a criação de um novo corredor logístico para a importação e exportação, a partir da integração do Porto do Açu com a malha ferroviária da FCA. O acordo contempla, ainda, volumes anuais que as partes se comprometem a transportar, incluindo a movimentação de diversos produtos, como minerais, carvão, produtos siderúrgicos, carga geral, e granéis líquidos e sólidos, que, após cinco anos do início da integração ferrovia-porto, deverá culminar no transporte de 29 milhões de toneladas anuais ao final deste período. A etapa de investimentos será precedida por um estudo técnico de engenharia e por uma avaliação econômico-financeira, usual neste tipo de projeto para a conclusão da viabilidade do empreendimento, com expectativa de conclusão no início de 2009. A implementação do acordo está condicionada à viabilidade técnica, econômica e financeira da implantação do Projeto do Novo Corredor de Importação e Exportação e da viabilidade econômica e financeira da realização dos investimentos, considerando o resultado dos estudos a serem realizados e submetidos à aprovação das partes. A LLX reitera, por meio deste acordo, o interesse e empenho para viabilizar o desenvolvimento deste novo corredor de importação e exportação, atendendo, dessa forma, às demandas de transporte ferroviário de seus clientes do Complexo Portuário-Industrial de Açu. Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2008. Ricardo Antunes Carneiro Neto
Diretor Presidente e de Relações com Investidores LLX Logística S.A.
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A ESTAÇÃO DE ATAFONA EM SÃO JOÃO DA BARRA-RJ:
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campista foi constituída em 16/10/1894, e inaugurou a linha entre Campos e Atafona em 3/9/1897. Foi vendida à Leopoldina em 1902, passando a se chamar ramal de Campista. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 60. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida.
A estação de Atafona foi inaugurada em 1896. "Em fins da década de 40, mais especificamente em 47, (...) Nessa época as poucas casas construídas em Atafona ficavam próximas à estação de trem que era considerada a área central do balneário, e, relativamente, distante da área onde foi construída a casa. (...) Essa nomeação das casas é um ato freqüente no balneário. (...) até 70 as ruas não possuíam nome e as casas números, para fins antropológicos é possível pensar na identidade das famílias que se inscreviam no local (...)" (Formas de sociabilidade no balneário de Atafona a partir da leitura de um álbum de família. Juliana Blasi Cunha, PPGA/UFF; Lemetro/UFRJ; Marco Antonio da Silva Mello, GAP-UFF; DAC-UFRJ; LeMetro/IFCS-UFRJ). A rua da Estação chama-se hoje Ernani Alves. Desativada há anos, a estação em 1996 servia como restaurante, tendo um carro estacionado à frente do prédio. Os trilhos, no entanto, somente existem junto ao prédio. Em 1962, nos domingos, o trem partia da estação de Campos às 5:45 da manhã e chegava a Atafona às 7:35. Partia de volta somente às 16 horas.