domingo, 13 de setembro de 2009

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL RECEBEM O JORNALISTA ROMILDO GUERRANTE NO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL

FOTO: A equipe da Defesa Civil, através do Amaral e Messias, prepara o carro para rebocar a lancha voadeira que foi usada na expedição ao delta do rio Paraíba do Sul. A contribuição da Defesa Civil, através da pessoa do Comandante Felício Valiengo, foi crucial para o sucesso da mesma. Parceria é isso aí! Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: Alex Firme e Andre Pinto presenteiam Letícia Guerrante e Romildo Guerrante com o guia turístico de São João da Barra e com o DVD turístico que foi apresentado na ABAV em 2006. Crédito da Foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: O mestre de embarcação da Defesa Civil, Messias, é um profundo conhecedor das tábuas de marés, bancos de areia, locais com galhadas submersas e principalmente espigões escondidos no rio Paraíba. Sem ele, a expedição poderia ser muito perigosa. Valeu Messias! Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: O jornalista Romildo Guerrante (ABES), que ficou hospedado na Pousada Rio Sol, (ao fundo da foto) acordou com uma vista de frente para o manguezal de Atafona, juntamente com Letícia Guerrante (PESAGRO - RIO), onde comenta sobre a beleza do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: Achegada à Ilha da Convivência ou "Ilha dos Olhos Azuis", no delta do Paraíba do Sul. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: O jornalista Romildo Guerrante e Letícia, se encantando com a flora exuberante do riacho dos macacos, no delta do Paraíba do Sul . Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: Romildo , Letícia e a equipe do Meio Ambiente e Defesa Civil se encantam com o sobrevôo dos trinta réis, pássaros migratórios que se exilam na Ilha da Convivência neste período. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: Espetáculo da natureza em uma Ilha mística e cheia de lendas e contos. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: A Ilha da Convivência vem sofrendo com a força das marés em processo erosivo constante. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: Uma verdadeira nuvem de pássaros migratórios na Ilha da Convivência. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: O Técnico em Meio Ambiente Marco Pacheco e também representante do NEA - BC Petrobrás, responsável pela cobertura fotográfica da expedição ao delta do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Romildo Guerrante. FOTO:Passagem de lancha voadeira por entre o espetacular balé dos pássaros. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: O técnico da Defesa Civil Messias desliga a embarcação e o pescador Adrião Gaiato rema lentamente, onde os convidados puderam ouvir os sons dos pássaros do mangue . Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. FOTO: Uns minutos de silêncio e meditação. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: O jornalista Romildo Guerrante (ABES), que ficou hospedado na Pousada Rio Sol, (ao fundo da foto), juntamente com Letícia Guerrante (PESAGRO - RIO), estiveram em atafona como convidados especiais para o Iª Mostra de Cinema Ambiental - CINEPESCA, promovido pelo Observatório Humano Mar - Atafona e com apoio da Prefeitura Municipal de São joão da Barra. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: Em rio aberto (Muritiba), a velocidade da lancha voadeira deixava um rastro de espuma branca que desenhava-se na superfícia das águas do manguezal. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
FOTO: Romildo e Letícia admiraram a vila de pescadores e as construções artesanais das embarcações, inclusive viram uma embarcação com o curioso nome de "Custou, mas saiu". Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. Clique abaixo para ver histórias e outras expedições ao delta do rio Paraíba do Sul Pólen - S. João da Barra, Campos e São Francisco do Itabapoana A misteriosa árvore gigante do mangue de Muritiba Delta do rio Paraíba do Sul: Uma experiência divina! Lindas e pavorosas histórias do delta do rio Paraíba do sul!
FOTO: Em 2008 a SEMASP realizou uma expedição ao delta do rio Paraíba do Sul à pedido da UFRJ e Projeto Pólen, envolvendo as Secretarias Municipais de Pesca e Turismo. Crédito da foto: Estevão Silva - SEMASP.

2 comentários:

Roberto Pinheiro Acruche disse...

Meu caro amigo André! Quero mais uma vez parabenizá-lo. Esta postagem, que acabei copiando e levando para o meu blog, contribuiu e muito, para que eu pudesse fazer mais uma vez um alerta as autoridades sanfranciscanas com relação a atenção que vem sendo dada ao nosso ecossistema. Abraços...

AngelMira disse...

Parabéns, os sanjuanenses estão de parabéns!