quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ARTISTA PLÁSTICO, MORADOR DE SÃO JOÃO DA BARRA, TEM SEU ESTILO COMPARADO ÀS OBRAS DE PERCY LAU

Foto: O artista plástico José Augusto Pieroccini, recebendo estudantes de São Francisco do Itabapoana, no Palácio Cultural Carlos Martins, com suas obras ao fundo da imagem. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
TAL QUAL PERCY LAU...
O meu amigo pessoal, José Augusto Pieroccini, que adotou São João da Barra para ser seu "porto seguro", esta semana ficou surpreso comigo por causa de um livro que eu levei para ele se deliciar, na sala de pintura do Palácio Cultural Carlos Martins, local que ele utliza para feitura de suas obras. Pieroccini, um grande artista já consagrado pelo povo sanjoanense, já teve matéria divulgada neste blog em outros tempos. Alías, fui eu quem fez o primeiro trabalho escrito na cidade, falando das obras de Pieroccini, ainda no Curso Técnico de Turismo do IFF acontecido em 2004 no DOFEC. Um grande orgulho para mim e para os colegas do curso, uma vez que Pieroccini era o inspetor de alunos daquela escola e nínguém conhecia suas obras. Mas qual foi o livro que tirou o suspiro do amigo Pieroccini? Eu levei uma de minhas obras raras, intitulada "Tipos e Aspectos do Brasil", onde contém diversas gravuras do grande artista Percy Lau, um peruano que imortalizou imagens de nosso vasto Brasil, para o IBGE. Eu fiz questão de levar o livro para Pieroccini admirá-lo, por causa das gravuras, feitas à bico de pena, do genial Percy Lau. São imagens de tirarem o fôlego! O bom disso tudo é que o peruano Percy Lau também imortalizou a figura do "MUXUANGO", um caiçara típico de nossa região, fazendo pose com seu jegue em frente ao mercado de Gargaú. Ele também imortalizou uma linda gravura da Planície Goytacá, onde aparecem as usinas de cana-de-açúcar, as palmeiras imperiais, a Serra do Imbé e casebres isolados, imagem esta, feita do terraço do Liceu de Humanidades de Campos. O que mais chama a atenção é que o estilo de Pieroccini em muito se parece com o estilo de Percy Lau. A diferença está apenas no tipo de material que é utilizado, ou seja, Pieroccini usa caneta esferográfica preta, enquanto Percy Lau usava Bico de Pena. Os traços são muito semelhantes e o leigo que olha o livro e vê as gravuras de Pieroccini, dá o entendimento que seja uma única pessoa que fez os quadros. Impressionante mesmo! Gravuras do peruano Percy Lau, que fez trabalhos para o IBGE na década de 40/50. Uma das gravuras de José Augusto Pieroccini, em estilo muito parecido ao de Percy Lau. Para quem quiser ver de perto as obras de Pieroccini, há uma exposição permanente no Palácio Cultural Carlos Martins, na sede do município e o Pieroccini encontra-se no local na parte da manhã. Merece uma visita e abraço! As obras estão à venda, para os amantes da boa arte! Um ótimo investimento, com certeza!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, André! Sou Izabel Pieroccini filha do artista José Augusto Pieroccini, gostei muito da matéria e agradeço o carinho que tem pelo trabalho do meu pai. Como sei que é um admirador desta arte, gostaria de informar que inscrevi o trabalho do meu pai no Talentos da Maturidade com um quadro chamado PONTO DOS BARCOS. Seria um prazer ter seu comentário lá. A inscrição foi efetuada ontem e já possui vários comentários maravilhosos, elogiando o trabalho dele. Segue o site: http://www.talentosdamaturidade.com.br/galeria
OBs: Meu pai está passando as férias aqui comigo no Rio de Janeiro e está mandando um grande abraço
Obrigada mais uma vez.
Izabel Pieroccini

Zélia disse...

Olá André, gostei muito da sua matéria, e gostaria de enviar por seu intermédio um grande abraço para o José Augusto,um velho e querido amigo.Não sei se ele vai se lembrar de mim ,mas mesmo assim fica o abraço.Parabéns pela matéria!