quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AS MOEDAS DE OURO DA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL

Foto: Uma embarcação abandonada em Atafona, Foz do Rio Paraíba do Sul. Hoje ela está debaixo das dunas. Existiriam outras debaixo dela? Fonte: extraída da internet. Gravura: Uma caravela portuguesa do século XV, da coleção "Colonização Portuguesa do Brasil" do acervo de Andre Pinto. FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL, DO LADO NORTE E DO LADO SUL, É UM VERDADEIRO CEMITÉRIO DE EMBARCAÇÕES É por demais instigante saber que tivemos muitos naufrágios identificados por historiadores e mergulhadores profissionais, como também "causos" contados por pescadores de rio e de mar, nas imediações da foz do Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, além de São Francisco do Itabapoana e Cabo de São Tomé (Campos dos Goytacazes). Muitas são as histórias, "estórias" e lendas contadas por gerações e gerações de sanjoanenses, com destaques para os tesouros compostos por moedas de ouro, barras de ouro, cargas valiosas de vinho do Porto, champagnes etc. Fala-se da lenda do Frei, da Companhia de Jesus, que se escondeu com sua embarcação no manguezal do delta por causa da perseguição de corsários holandeses e deixou escondido por lá muitas moedas de ouro. Fala-se do saco de moedas escondido no manguezal pelos espiões nazistas que foram capturados em Manguinhos, durante a II Grande Guerra Mundial (S. Francisco do Itabapoana) e por aí se vai. Muita estória é "estória" mesmo e a gente imagina que seja uma espécie de folclore da região. Outras, no entanto, são passíveis de comprovação histórica e até científica. Um caso que merece destaque científico, por sua geografia diferenciada, é o Baixio de São Tomé (Cabo de São Tomé). Por lá, um enorme banco de areia submerso, já fez a festa de diversos afundamentos de embarcações. Os pescadores mais antigos diziam que em dia de maré mais baixa, se viam várias sombras no fundo do mar e ainda a ponta de alguns mastros fazendo redemoinhos nas águas da superfície. Ninguém se arriscava a chegar mais perto com medo de ficar agarrado, comentavam. Mapa do acervo de Andre Pinto: Este mapa, datado de 1767, denominado " Carta Topográfica da Capitania do Rio de Janeiro" feita por ordem do Cõde de Cunha Capitão General e Vice Rey do Estado do Brazil, por Manoel Vieira Leão, Sargento Mor e Governador da Fortaleza do Castelo de São Sebastião da cidade do Rio de Janeiro, mostra bem a curvatura do Cabo de São Tomé, onde há perigosos bancos de areia.

 CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA.

 O Cabo de São Tomé, que faz parte de Campos dos Goytacazes, é bem perigoso e alguns capitães de embarcações, só acreditaram vendo mesmo! Sempre houve uma dinâmica costeira muito intensa naquela região. Os navios afundados naquele local nunca foram examinados por mergulhadores experientes, pois, segundo dizem, há uma forte convergência de correntes marítimas associadas à turbidez intensa das águas e com a presença de muitos tubarões. quem vai encarar essa? Talvez Jacques Custeau... mas ele já se foi. A realidade é que o local deve ter uma verdadeiro cemitério de embarcações e deve até ter a sobreposição de encalhes, onde prováveis galeões ou caravelas devem estar por debaixo de embarcações de períodos mais recentes. Como explorá-las? No livro do Escritor e historiador João Oscar, é mencionado o seguinte: " São muitos os cascos de velhas embarcações que ali terminaram seus dias. Há, até, informações sobre a existência, no litoral sanjoanense, de velhos galeões portugueses, com imensa fortuna nos porões, afundados em 1570, sob o assédio de corsários holandeses". Fonte : Apontamentos para a História de São João da Barra. 1977.

 A Revista "Nacional" de 1973, tem uma reportagem feita por Sérgio Hablitzel em que a biblioteca do Congresso Nacional Norte Americano identificou documentos de vários naufrágios na costa brasileira. Só na região da foz do Rio Paraíba do Sul, há indícios de aproximadamente 35 naufrágios de galeões , caravelas, escunas etc, carregadas de tesouros variados. à quem pertence este tesouro se por acso for encontrado? Creio que ao IPHAN.

 Na internet, encontramos alguns relatos interessantes de encalhes e naufrágios nas imediações da foz do Rio Paraíba do Sul e nos baixios do Açu e Cabo de São Tomé. É muito curioso. Navio Argentina - 1821- Bancos de São Tomé (Brasil) Avelino - veleiro - 1920 - Pontal da Barra do Paraíba do Sul (Brasil) Baiano - veleiro - 1873 - Altura de Cabo de São Tomé (Brasil) Brasil - Iate - 1925 - Barra do Rio Paraíba do Sul (Brasil) Competido - 1920 - Barra do Rio Paraíba do Sul (Brasil) Deaza - veleiro - 1873 (encalhe) - Barra do Rio Paraíba do Sul (Brasil) Emprehendedor - veleiro - 1873 - Praia do Açu (Brasil). Esperança - barca - 1918 - (encalhe) - Pontal da Barra do Paraíba do Sul. (Brasil) Esperança - Pontão - 1920 - Barra do Rio Paraíba do Sul (S. J. da Barra - Pça S. Pedro) . (Brasil) Mathilde - Cargueiro - anterior à 26/11/1894 - Assu do Furado, Macaé. Mogi - Rebocador - 1920 - (explosão e incêndio) - ao largo do Cabo de São Tomé. Neco - Vapor - 1924- (encalhe) - Banco de São Tomé (Inglaterra) Rio de Janeiro - Sumaca - 1873 - (encalhe) - Barra do Rio Paraíba do Sul (levado pela correnteza até um banco de areia) Royal Standart - Barco - 1876 - Bancos de São Tomé Urano - 12/03/1895 - São João da Barra. Pertencia a Cia Frigorífica Brasileira e fabricado por Armstrong, Mittchell & CO, Newcastle. Waldir - Iate - 1920 - Entrada da Barra do Rio Paraíba do Sul. Vidar - 1872 - Baixio do Açu - (Norueguês)* Rio Capibaribe - Cargueiro - 1976 - Barra do Açu* Alquimista - Iate - encalhe - 1995 - Boca da Barra do Rio Paraíba do Sul.* * Fonte: João Oscar (Apontamentos para a História de São João da Barra), Jornal Folha Nova (SJB) e João Noronha (Uma Dama chamada atafona) Fonte: http://www.brasilmergulho.com.br

  VEJA AQUI ALGUMAS IMAGENS DE NAUFRÁGIOS NA DIREÇÃO DA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL E EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA

Atlântes 1 Naufrágio à 30 milhas de Barra de Atafona. Atlântes 2 Naufrágio à 34 milhas à leste da Barra de Atafona Atlântes 3 Naufrágio à 31 milhas de terra do Porto de Guriri, São Francisco do Itabapoana. A famosa "Ilha do Olhos Azuis" chamada de Ilha da Convivência, na foz do rio Paraíba do Sul deve ter sido um local perfeito para se esconderem tesouros de piratas, assim como a praia de Manguinhos, ambos os locais fazendo parte do atual município de São Francisco do Itabapoana. Talvez haja algum padrão (marco de pedra esculpido) enterrado e escondido entre as areias dessas praias, quem sabe? O tempo e a tecnologia nos dirão.

A verdade é que podemos deduzir que em tempos pretéritos possam ter havidos naufrágios dos tempos do Brasil Colônia e com razoável quantia em ouro sob nossos bancos de areia. Será?


Típica casa de uma família Muxuanga da Ilha dos Olhos Azuis

Nenhum comentário: