quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NEWTON ALVES COM PALESTRAS VARIADAS PROMOVIDAS PELO PROJETO PÓLEN

Foto: Eu e minha esposa Maysa Inês (ambos de vermelho no fundo da foto) juntamente com a família Pólen da Região Norte Fluminense.
O núcleo do Projeto Pólen de São João da Barra vai organizar entre os dias 14 e 22 de outubro a troca de saberes entre o conhecimento popular e o científico com os estudantes do Colégio Estadual Dr. Newton Alves, de Atafona, e da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, do centro da cidade. Os encontros fazem parte do projeto Atafona: Cidadania Ambiental, desenvolvido pelo Pólen no município. As reuniões irão acontecer sempre nos horários das 13h às 17 h.
O primeiro encontro está marcado para o Newton Alves nesta quinta-feira, dia 14, e tem como tema central o “Modelo de desenvolvimento do Norte Fluminense”. Os palestrantes serão André Pinto, funcionário da secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e membro da Ong Cocidama, Aristides Sofiatti e José Luis Vianna, da Universidade Federal Fluminense e Vitor Aquino, secretário municipal de Planejamento.
Dia 18, também no Newton Alves, a palestra vai ter como tema “Educação Ambiental e Gestão Ambiental Participativa”. A palestrante será a coordenadora Geral do Pólen, Laisa M. Freire dos Santos. Dia 19 o ciclo tem continuidade na Escola Estadual com o tema “Recursos Pesqueiros”. O primeiro palestrante da tarde vai ser Guilherme Souza, do projeto Piabanha. Na seqüência o pesquisador da Uenf, Ronaldo Novelli, vai falar sobre peixes e pesca em lagoas costeiras do Norte Fluminense. O professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Vianna, fará a terceira palestra do dia. Na quarta-feira, dia 20, a legislação ambiental será tratada por Jéferson Nogueira, da 12ª seção da OAB, e por Rosa Maria Wekid, chefe do escritório regional do Ibama. As palestras do dia se encerram com Arleide Ferreira, do Pólo de Educação Ambiental de São João da Barra, que vai falar sobre educação ambiental para gestão pública, na escola Newton Alves. Os dia 21 de outubro será dedicado à elaboração de documento que será confeccionado com base nos anseios e necessidades surgidas no interior dos debates. Depois de pronto o material será encaminhado para o poder público para avaliação. Dia 22 o documento será lido e haverá entrega de certificados A história do Projeto Pólen começou, ainda que de maneira intuitiva, em 1983, quando iniciaram as primeiras pesquisas de cunho limnológico realizadas nas Lagoas Costeiras da Região Norte Fluminense pelo então grupo do Laboratório de Macrófitas Aquáticas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) que mais tarde fundaria o laboratório de Limnologia(parte da Geografia que estuda os lagos) da UFRJ. Naquele momento, além de realizar estes estudos, os pesquisadores já atentavam para os problemas ambientais que verificavam naqueles ambientes aquáticos como despejo de vinhoto e esgotamento sanitário, retirada de areia, aterros e assoreamento. Muitos deles relacionados com um crescimento populacional que já se fazia notar na região.

Nenhum comentário: