sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MATA DA CAROARA VIRA TEMA DE DEBATES EM RÁDIOS LOCAIS

Foto: o ambientalista Sidney Salgado esteve de moto no local e foi registrado em foto tirada por Andre Pinto, um dia depois do grande incêndio na Mata da Caroara.
Foto: A tristeza de se ver um pé de figo silvestre (alimento de preguiças) todo queimado na Mata da Caroara por causa do último incêndio ocorrido. Crédito da foto: Andre Pinto.
MATA DA CAROARA NA MIRA DE MUITOS... (Tupi Guarani - "mata de cipós suculentos") Nunca vi tanto debate junto, nas rádios locais e nas esquinas, à respeito da situação da Mata da Caroara, uma importante reserva de restinga (dentro da Reserva da Biosfera) que passou a fazer parte da empresa LLX, do Eike Batista. Só nesta semana, em vários dias se ouviu falar da Caroara. Teve agricultor, locutor de rádio, vereador, moradores etc, todo mundo falando da Caroara. Foram lembrados o incêndio, os posseiros, os assentados, etc. Lembro-me bem, quando da realização da audiência pública da MMX, em dezembro de 2006, em que falei sobre a reserva da caroara com preocupação e ainda fui mal interpretado. Hoje vejo a evolução do senso comum com uma certa felicidade, mas com ressalvas, muitas vezes "desconfiado", de que uma parcela do povo buscou saber um pouco mais da importância de seus atrativos naturais para outros fins, que não o pretendido. Faço uma pergunta: Será também que essa preocupação com a Reserva da Caroara tem finalidades reversas ou adversas...? A ponta do Iceberg está aparecendo. O Blog do amigo Paulo Noel acabou de anunciar que o MPF vai solicitar complementações do EIA/RIMA da Usina Termoelétrica à Carvão e quer saber como vai ficar salvaguardada a reserva da caroara, pois, segundo indagação do MPF, não constaram as suas delimitações de proteção (Caroara) nos processos de licenciamento bem como aprofundamento de estudos de sua fauna e flora. Aguardemos os fatos e o princípio da ampla defesa. Maiores detalhes no Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário: