domingo, 17 de outubro de 2010

ERA UMA VEZ... UMA GALEOTA NO CAIS DO IMPERADOR

A GALEOTA IMPERIAL NA HISTÓRIA SANJOANENSE
Foto: A Galeota Imperial que D. Pedro II teria chegado ao porto de São João da Barra, em 08 de abril de 1847. Crédito da foto: Marinha do Brasil.
Foto: uma miniatura da Galeota Imperial, em nautimodelismo estático. Crédito da foto: Marinha do Brasil.

Construída em 1808, em Salvador, quando da vinda da Família Real para o Brasil. Foi trazida para o Rio de Janeiro, em 1809, onde serviu para deslocamentos da Família Real pela Baía de Guanabara. Modelo sem similar em toda a América, esteve em uso até os primeiros governos republicanos.

Foi a bordo desta galeota que D. João VI deixou pela última vez as terras do Brasil, em 25 de abril de 1821, ao regressar a Portugal.

A galeota fez sua última viagem em setembro de 1920, transportando a família real da Bélgica, que chegou ao Rio de Janeiro a bordo do Encouraçado São Paulo. Em 08 de abril de 1847, com grande pompa, D. Pedro II desembarcou com sua comitiva no Porto de São João da Barra, junto à matriz, sendo entusiasticamente recebido pelo povo e pela Câmara Municipal, cujo Presidente Alves Rangel enfatizou, em entusiástico discurso, que "a subida honra que Vossa Majestade Imperial de fazer à vila de São João da Barra, visitando-a, ficará indelével em o coração de todos os seus habitantes, cujo júbilo neste momento excede a toda expressão"...

Nenhum comentário: