sexta-feira, 15 de outubro de 2010

E O SIMÃO MANSUR FOI PARA GRÉCIA,SÍRIA...

CONSTRUÇÃO DE CARGUEIRO QUE FOI PARA GRÉCIA E SÍRIA TERIA SIDO UMA HOMENAGEM AO GRANDE VULTO DA HISTÓRIA SANJOANENSE E SANFRANCISCANA, SIMÃO MANSUR?
As histórias da navegação dos Rios Itabapoana e Paraíba do Sul são cheias de relatos e passagens heróicas da Companhia de Navegação de Simão Mansur. A história nos conta que Simão Mansur começou com o ofício de cabotagem por causa dos incentivos dados pelo Barão Von Kummer, que necessitava de tijolos para a construção de sua grande fábrica de farinha. Simão, viu o mercado promissor e começou a transportar os tijolos para Von Kummer e o seu negócio cresceu imensamente. Anos depois, com uma boa "esquadra", fez a economia da região crescer bastante. Em relatos históricos, por questões políticas, o acusaram do caso de saque do navio "Serafim Donato", onde Simão conseguiu provar bravamente sua inocência. Simão sempre ajudava aos navios que encalhavam nas barras dos Rios Paraíba do Sul e Itabapoana, com seus rebocadores. Foi um vulto no combate das melhorias dos portos da região nas décadas de 30/40.
Eu sou um admirador das proezas do Simão Mansur. Tenho muitas matérias sobre ele em meus arquivos. Em uma pesquisa na internet, consegui identificar este cargueiro (da foto), que levava o seu nome. Uma grande homenagem. No entanto, com a venda do cargueiro Simão Mansur para a Grécia e depois Síria, o nome do navio passou a ser outro. Uma pena. Mas o registro do navio ainda podemos ter. Uma benção!
D a t a s Batimento de Quilha 19 de janeiro de 1979 Lançamento 7 de junho de 1979 Incorporação Dezembro de 1979 C a r a c t e r í s t i c a s Nome Simão Mansur Nomes Anteriores - Prefixo PPNF IMO nr.: 7624398 Estaleiro Construtor : Ebin/So S.A., Niterói, RJ, casco nr. 99 Dimenções: 107,57 mts de comprimento total (loa); 100,72 mts de comprimento entre perpendiculares (lbp); 16,44 mts de boca (breadth); 7,55 mts de calado (draft); 9,61 mts de pontal (depth). Deslocamento : 9.817 tons Porte Bruto : 7.200 tons Toneladas Brutas/Liquidas : 5.385 tons/3.220 tons Equipamentos para movimentação de carga : Guindastes: Brissoneau & Lots Marine - 2 x 12 tons; 4 x 5 tons Porões: 3 Capacidade de transporte de carga : 116 teus Motor Principal : 1 motor Pielstick de 6 cilindros tipo 6PC2L-400 de 3.000 bhp de potência x 500 rpm Motores auxiliares : ? Velocidade : 12 nós Outros navios da classe : Jacy Ramos (ex Cidade de Itapecuru), Commendador José Martinelli, Itaporanga, Gabriela, Patrícia Ramos, Santos Dumont, Mariângela Matarazzo, Mariana, Mansurnave (ex Anunciata Ramos, 1991), Mansurnave I (ex Aline Ramos, 1991), Domitila, Cidade de Itapecuru (ex Mirosal). Modificado (Mod.) (1): Maria de Lourdes H I S T Ó R I C O O navio cargueiro SIMÃO MANSUR foi o oitavo de uma série de 14 navios desta classe encomendados ao estaleiro Ebin/So S.A., por diversos armadores nacionais para o transporte de carga geral, containers e granéis. Especificamente foi o único desta classe a ser encomendado pelo armador Navegação Mansur Ltda., Rio de Janeiro, RJ. Foi sua madrinha a Sra. Beatriz Mansur. O navio tem como porto de registro o Rio de Janeiro 1989 - Outubro - Participou das operações de resgate do N/M Norsul Trombetas, encalhado na Baia de São Marcos, em Itaqui/MA, atracando a contrabordo e recebendo parte de sua carga de bauxita para aliviar o navio sinistrado, em tentativa de reflutuação para o desencalhe. 1990 - Fevereiro - Vendido para o armador Delcrest Navigation, Piraeus, Grécia - Machado Enterprises Inc., renomeado AGHIOS PORFIRIOS, bandeira de Chipre, prefixo P3OC3, porto de registro Limassol 1994 - Agosto - Renomeado AIS GIORGIS I,, armador fantasia Grady Navigation Ltd., de Nicosia, Chipre, mantendo a bandeira, indicativo e porto de registro. 1996 - Março - Vendido para o armador Global Shipping Services, Piraeus, Grécia, renomeado MEGAS VASSILIOS, mantendo a bandeira, indicativo e porto de registro. - Agosto - Desativado no porto de Eleusis, Grécia, 2000 - Maio - Vendido para o armador Istos Maritime Inc., Piraeus, Grécia, renomeado ISMINI, bandeira de Malta, prefixo 9HRM6 e o porto de registro Valletta. 2003 - Junho - Renomeado ISMINI I, armador permanece Istos Maritime Inc, de Pireus, Grécia, bandeira do Panamá, porto de registro Panamá. 2004 - 15 de Março - Comprado pelo armador Braves Shipping Co. de Tartous, Síria, pelo valor de USD 1,2 milhões, o qual o repassou para ser operado pela companhia Sacha Shipping Co., de Batumi, Georgia, sendo renomeado ZEINA, bandeira da Geórgia, prefixo 4LWD, porto de registro Batumi. Fontes - Lloyds Internet Fairplay - www.ships-register.com - Marcelo Machado Lopes da Silva - Santos,SP - Arquivos Pessoais - LLoyds Shipping IndexEssex, England - Various Editions

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Andre,

fiquei feliz de conseguir resgatar um pouco do meu passado.

Meu pai foi piloto do Simão Mansur e tive oportunidade de viajar com ele algumas vezes.

Sinto saudade destes tempos.

Abraço,

Alexandre Oliveira