sábado, 9 de outubro de 2010

UMA PASSIONE POR SACOLAS VERDES...

Novela Passione, da Rede Globo, entra na disseminação da ONDA VERDE. A novela Passione, que é exibida no horário nobre, na Rede Globo de Televisão, exibiu ontem, 08/10, às 21 horas, uma cena em que a atriz Carolina Dyckeman - que interpreta uma personagem que trabalha como assessora de imprensa de uma grande empresa – acaba conhecendo, por uma colega de trabalho, os benefícios das sacolas verdes, elaboradas a base de fibras vegetais (cana-de-açúcar) e que são biodegradáveis. A ideia da direção da novela, em difundir em horário nobre estas alternativas de consumo é excelente. Com a redução do uso de sacolas plásticas convencionais que automaticamente são descartadas no meio ambiente e com adoção de medidas preventivas como o uso de eco-bags, será a natureza a maior beneficiada, sem dúvidas. Os supermercados do grande Rio já estão se adequando à nova lei estadual das sacolas plásticas. As vendas de eco-bags tem aumentando significativamente em supermecados conhecidos do público como Rede Extra, Rede Pão-de-Açúcar, Carrefour etc. Pela lei, as sacolas devolvidas aos supermercados valem bônus na troca de alimentos da cesta básica. Boa medida. A Rede Globo há muito em contribuir com essa ONDA VERDE e assim, mostra que está procurando, pelo menor ato que seja, minimizar os seus passivos ambientais que não são poucos. Um exemplo é a grande frota de veículos automotores que a Rede Globo possui e que circula pelos quatro cantos do país emitindo o dióxido de carbono na atmosfera. Em outros exemplos, ainda podemos citar: Os sets de filmagem e as cidades cenográficas onde o consumo de energia são gritantes, etc. A empresa é uma grande consumidora de energia e emissora de CO2. É até contraditório, na mesma novela “Passione”, o aparecimento de merchandising de alguns produtos como por exemplo, bancários e cosméticos, mas cabe ao telespectador analisar se esses produtos colaboram mesmo com a natureza. A Rede Globo tem buscado fazer seu papel, e pelo lado positivo vemos a exibição dos programas “Cidades e Soluções”, do Jornalista Andre Trigueiro, o “Globo Ecologia” e o “Programa Ação” bem como as dicas do Serginho Groismam na área ambiental. Mas há muito a ser feito! Pelo lado negativo, a Rede Globo ainda á a campeã das propagandas incentivadoras do consumo desenfreado em todas as faixas etárias. O bombardeamento televisivo para o consumo excessivo é latente! Vale tudo para “fisgar” o consumidor compulsivo. O bom disso tudo é que a sociedade está ficando cada vez mais exigente quanto ao consumo sustentável e até no horário político, se tem exemplos de candidatos sustentáveis, é só observar! E... os resultados no primeiro turno das eleições, mostraram isso. Andre Pinto

Nenhum comentário: