sábado, 23 de outubro de 2010

E ASSIM NASCEU O MARKETING POLÍTICO DA MODERNIDADE...

Não sei quantos e-mails já recebi falando horrores de Dilma e também de Serra, no primeiro e segundo turnos. A internet, com certeza, é um instrumento de marketing político muito forte e ao mesmo tempo que levanta a moral, faz descer a imagem dos candidatos. Eu queria saber como nasceu o tal do marketing político na modernidade e acabei garimpando um bom site que explica um pouco dessa minha dúvida cruel. O engraçado disso tudo, é que no final do vídeo abaixo, achei que estava vendo o "Sol" do Eike Batista, símbolo de suas empresas "X". Deve ser coincidência... Veja como nasceu o Marketing Político na modernidade, na visão do Museu da Propaganda: "I Like Ike" Oficialmente, o que hoje conhecemos como marketing político moderno teve início em 1952. Nesse ano, o general Dwight Eisenhower contratou a agência publicitária BBDO para auxiliá-lo na campanha presidencial americana daquele ano. A principal função da BBDO era adaptar a linguagem de Eisenhower ao rádio e à televisão – afinal, a mídia eletrônica ganhava uma importância cada vez maior no jogo democrático. Os marqueteiros de Eisenhower entendiam que era necessário criar um novo perfil para o candidato – não o de alguém que apenas colhia as glórias de um passado vitorioso no comando do exército americano na II Guerra Mundial; mas o de um presidente que plantaria as glórias do futuro americano. Esse trabalho se deu, primordialmente, por meio da mídia eletrônica. A estratégia deu certo, Eisenhower foi eleito e depois reeleito, em 1956. A mudança da imagem começou pelo nome. Como Dwight e Eisenhower não são exatamente palavras fáceis de se pronunciar, os marketeiros recorreram a um apelido de infância, curto e simples: Ike. Assim surgiu o candidato, e com ele diversos materiais publicitários que entraram para a história do marketing político. Um deles foi esse comercial que foi postado no Museu da Propaganda - "I Like Ike" (Eu gosto do Ike), uma animação transmitida pela televisão aberta para todos os Estados Unidos. A produção é de Roy Disney, e a trilha sonora de ninguém menos que Irving Berlin. O que diz o texto publicitário: (em inglês) "Ike for President. Ike for President. Ike for President. You like Ike, I like Ike, everybody likes Ike for President. Bring out the banners, beat the drums, we'll take Ike to Washington. We don't want John or Dean or Harry. Let's do that big job right. Let's get in step with the guy that's hep. Get in step with Ike. You like Ike, I like Ike, everybody likes Ike for president. Bring out the banners, beat the drums, we'll take Ike to Washington. We've got to get where we are going, travel day and night. Let Adlai go the other way. We'll all go with Ike. You like Ike, I like Ike, everybody likes Ike for President. Bring out the banners, beat the drums, we'll take Ike to Washington. We'll take Ike to Washington! Announcer: Now is the time for all good Americans to come to the aid of their country". (em português) "Ike presidente, Ike presidente, Ike presidente Você gosta do Ike, eu gosto do Ike, todo mundo gosta do Ike presidente Tragam os cartazes, rufem os tambores, nós vamos levar o Ike para Washington Nós não queremos John ou Dean ou Harry. Vamos fazer esse grande trabalho direito. Vamos seguir os passos do cara que é o máximo. Siga os passos do Ike Você gosta do Ike, eu gosto do Ike, todo mundo gosta do Ike presidente Tragam os cartazes, rufem os tambores, nós vamos levar o Ike para Washington Nós temos de chegar ao nosso destino, viajar noite e dia Deixem Adlai seguir outro caminho. Nós todos vamos com o Ike Você gosta do Ike, eu gosto do Ike, todo mundo gosta do Ike presidente Tragam os cartazes, rufem os tambores, nós vamos levar o Ike para Washington Nós vamos levar o Ike para Washington Locutor. Agora é a hora para que todos os bons americanos se unam para ajudar seu país." Texto extraído do Blog: www.museudapropaganda.blogspot.com

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