terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ABSURDOS DA TRAGÉDIA EM TERESÓPOLIS - CRUZ VERMELHA IMPEDIDA DE TRABALHAR?

Cruz Vermelha de Teresópolis diz que está impedida                       de trabalhar no socorro a vítimas pela prefeitura local

publicada em 17/01/2011 às 13h36m

Isabela Bastos e Ediane Merola - O Globo



RIO - Seis dias depois da tragédia e ainda com centenas de pessoas ilhadas e precisando de socorro, um incidente está atrapalhando os trabalhos de assistência aos desabrigados de Teresópolis na manhã desta segunda-feira. Membros da Cruz Vermelha e voluntários que trabalham na cidade acusam a prefeitura de Teresópolis de suspender a assistência que vinha sendo prestada pelo grupo à população da cidade. A prefeitura, no entanto, diz que está trabalhando em parceria com a organização humanitária e que, juntas, estão empenhadas em ajudar a quem precisa. "Este é o objetivo: trabalhar em conjunto em prol da população e das pessoas atingidas pelo forte temporal que assolou a Região Serrana", diz a nota.

A assistente social da Cruz Vermelha, Eliane Moraes Leite, tem outra versão. Ela diz que a prefeitura teria decidido no domingo que a Cruz Vermelha não poderia mais atuar no atendimento médico dos desabrigados. Ela conta que na manhã desta segunda-feira guardas municipais da cidade teriam ido à base onde a entidade está trabalhando, no bairro de Bom Retiro, para impedir a saída de equipes médicas e operacionais.
" É uma situação constrangedora. Hoje cedo chegaram aqui à base da Cruz Vermelha e colocaram todo mundo para fora e fecharam os portões "

- Hoje de manhã cheguei para trabalhar e pessoas da prefeitura, sem nenhuma documentação, chegaram aqui para nos proibir de trabalhar. Conseguimos três grande galpões para a gente se organizar, cedidos por empresários da cidade porque o Ginásio Pedrão não suportava mais receber donativos. Mais de cem profissionais, entre médicos, enfermeiros e voluntários estavam aqui dando apoio às atividades - contou Eliane.
De acordo com o médico Martius de Oliveira, voluntário da Cruz Vermelha, duas equipes da entidade que atuavam na área de Granja Florestal, nas imediações da localidade de Posse, teria sido obrigados pela prefeitura a interromper as atividades e retornar.
- É uma situação constrangedora. Hoje cedo chegaram aqui à base da Cruz Vermelha e colocaram todo mundo para fora e fecharam os portões - relatou o médico.

Cruz Vermelha impedida de trabalhar em Teresópolis?

Por Renato Pacca
O GLOBO noticia que equipes da Cruz Vermelha foram impedidas de trabalhar por funcionários da Prefeitura de Teresópolis. Inacreditável, não acham?
Para quem não sabe, a Cruz Vermelha é uma organização humanitária. com sede em Genebra, Suiça. Por ser independente e neutra em relação à ideologias, governos e partidos, é reconhecida em todo o mundo como guardiã das vítimas de conflitos armados e de desastres naturais. Equipes da Cruz Vermelha entram na Faixa de Gaza, em regiões inóspitas da Africa e em qualquer lugar onde exista um ser humano sofrendo. Mas em Teresópolis parece que está com problemas....
O que a prefeitura quer? centralizar a ajuda para capitalizar politicamente o atendimento às vítimas? Ou terá a ousadia de dizer que a ajuda humanitária da Cruz Vermelha está "atrapalhando" a ajuda oficial? Custo a crer que uma tragédia dessas possa ser palco de tamanha mesquinharia. Vamos ver qual é a justificativa da prefeitura para o injustificável....
Post Scriptum: Por via das dúvidas, há muito não efetuo doações para organizações ligadas à órgãos oficiais. Depois de tomar conhecimento de inúmeros desvios, só acredito em organizações de caridade que não possuam vínculos políticos e que atuem diretamente nas áreas atingidas, com voluntários, como é o caso da Cruz Vermelha. No poder público, infelizmente, não podemos confiar.

Nenhum comentário: