sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MISTÉRIOS - QUEM TEM CORAGEM DE FICAR NO CINE TEATRO SOZINHO E COM FALTA DE LUZ?

A BELEZA E OS MISTÉRIOS DO CINE TEATRO SÃO JOÃO

Em conversas para lá de assustadoras com a Dona Lourdes, uma funcionária da Prefeitura Municipal de São João da Barra que toma conta, à noite, do Cine Teatro São João, na sede deste município, pude entender o quanto as pessoas são corajosas em tomarem conta de um local de muitos mistérios e histórias como aquela casa de espetáculos.

A Dona Lourdes é responsável pela limpeza, guarda de materiais e também pela recepção dos visitantes daquele espaço histórico que encanta a todos, afirma nunca ter visto algo de assombroso ou sobrenatural dentro dos recintos daquela casa teatral, construída em 1906 por uma sociedade de artistas locais. No entanto, ela nos conta uma história, um tanto quanto apavorante, passada por um renomado advogado da cidade, o Dr. Fidelis Franco Estefan, frequentador assíduo do espaço, em que o mesmo teria visto algo bastante assustador, ou por demais, misterioso, no corredor dos banheiros do Cine Teatro São João.

Dr. Fidélis, segundo contou a própria Dona Lourdes, teria ficado cabreiro com a aparição de uma menina no corredor dos banheiros e quando foi verificar o que havia no final das entradas dos mesmos (sem saída), não havia mais ninguém. Foi um caso que não foi desvendado, afirmou Dona Lourdes.

Indagada se havia outras histórias ou "estórias" do prédio misterioso, Dona Lourdes afirmou ainda, dando risadas, que certa vez ficou sozinha no saguão de entrada do Cine Teatro, sem qualquer presença de luz, pois a Ampla havia desligado a rede das ruas próximas para reparos. Não se via nada lá dentro e lá fora e também não escutou nada de anormal, afirmou. Dona Lourdes,sentada numa das cadeiras de jacarandá forradas com palhas trançadas da recepção, também contou algumas "estórias" que o povo fala de que, de vez em quando, na parte de trás do palco, em direção aos camarinhos, ouvem-se passos e sombras correndo, mas o curioso é que é em dia que não se tem espetáculos ou qualquer outro evento. Mas ela nunca viu isso, afirmou.

De qualquer forma, vale a pena visitar este prédio histórico reformado pela Prefeitura Municipal de São João da Barra, pois até o Presidente Nilo Peçanha chegou a pisar no mesmo, além de muitos coronéis e artistas. Quem sabe você não se interessa pelo Turismo do Sobrenatural e vai à noite visitar os espaços do Cine Teatro São João.? O endereço é na rua Gladys Teixeira, centro da cidade, por detrás da Fábrica de Conhaque de Alcatrão de São João da Barra.

O ANTES E O DEPOIS...


Nenhum comentário: