segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CADÊ O MUXUANGO COM SUA CESTA DE CAMBUÍS ?

Gravura retratando o muxuango no mercado municipal de Gargaú. Desenho de Percy Lau.







Fotos tiradas por Andre Pinto. Pé de cambuí em flor. Janeiro de 2011.

OLHA AÍ O CAMBUÍ !

Quem é que nuca viu nos periodos de verão um muxunago da restinga perambulando pelas ruas de nossa cidade com uma cestinha de vime cheia de frutinhas alaranjadas, conhecidas como cambuí? Pois é, o meu pé de cambuí está todo em flor e é um esdpetáculo maravilhoso em ver os detalhes desta árvore tão especial e ainda persistente em existir em nossas restingas.

O meu amigo Walmir Lopes Baldino é um expert em fazer uma bebida que leva esta frutinha especial. O sabor é único e muito apreciável pelos degustadores mais exigentes. Chupar esta frutinha no verãosempre foi um dos passa tempos dos sanjoanenses. No campo de futebol, na beira do Cais, nas varandas das casas, etc, todos curtem esta frutinha rica em vitamina "C".

O grande problema é que os matutos retiram as frutinhas da restinga juntamente com os galhos e isso prejudica a árvore e a produção de mais frutinhas para outras temporadas. As minhas eu retiro diretamente do pé, sem danificar os galhos, por isso, ficamos felizes em presenciar lindas imagens comoestas acima, tiradas por mim, na semana que passou.

CAMBUÍ

Myrcia laruotteana Camb.
Sinon.: Aulomyrcia laruotteana (Camb.) Berg.,
Família: MIRTACEAE
Nomes comuns: camboí, cambuím, camboím.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Arbusto ou arvorela de 3 a 6 m de altura. Tronco e ramos pubérulos e muito tortuosos, com casca lisa que descama em placas. Folhas simples, opostas, cartáceas, curto pecioladas, ovado-oblongas, bordos ondulados, com glândulas translúcidas no limbo, nervuras seríceo-pubescentes na face inferior, de até 7 cm de comprimento. Flores hermafroditas, numerosas, em inflorescências distribuídas ao longo dos ramos, estames brancos, numerosos, com função também de atração dos polinizadores. Fruto globoso, carnoso, de coloração avermelhada, com cerca de 4 mm de diâmetro.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS

Espécie exclusiva do planalto meridional do sul do Brasil. Cresce em matas ciliares ou nas bordas de matas e capões situados em solos de maior umidade. Ocorre desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina, e também em Minas Gerais e Goiás.

USOS POPULARES

Os frutos, apesar de pequenos, são comestíveis e servem para fabricar geléias. O cozimento da casca é usado contra diarréia e a madeira como lenha.


Flor: Setembro a novembro
Fruto: Novembro a dezembro

Fonte: google buscas.

Nenhum comentário: