sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CORRESPONDENTE DO BLOG DE ANDRE PINTO TRAZ RELATOS SOBRE A TRAGÉDIA EM TERESÓPOLIS



 Três horas de chuva forte durante a madrugada desta quarta-feira, dia 12, foram suficientes para criar um cenário devastador na nossa cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Pelo menos 159 pessoas morreram no município e mais de mil estão desabrigadas.
Localizada em um vale, Teresópolis foi atingida por dezenas de deslizamentos provocados pelas fortes  chuvas que deixaram dezenas de casas em baixo da lama. O solo formado de pedra e barro não suportou a força das águas.
O volume de chuvas foi maior que o esperado para todo o mês. O temporal atingiu diversos bairros da cidade. Carros, árvores e postes foram arrastados.
No bairro do Caleme, um dos mais atingidos, que abriga condomínios, hotéis e o tradicional Golf Clube, tudo foi atingido pela chuva.
No bairro do Fischer a situação também não é muito boa. Vários pontos do bairro tiveram casas soterradas e dezenas de famílias estão desabrigadas.
Em Bonsucesso a chuva inundou a principal via de acesso do bairro e moradores estão ilhados.
A estrada que liga Teresópolis a Além Paraíba está totalmente interditada.
É óbvio que os locais mais atingidos foram os bairros de população de pessoas mais simples, porém o rastro de destruição que presenciamos aqui é impressionante. São toneladas de pedras que foram trazidas de centenas de metros de distância pela força das águas; ruas que viraram rios e bairros que, simplesmente, desapareceram quando uma imensa “língua” de água e terra desceu dos morros próximos.
Todos esses moradores não tiveram nem tempo de reação e nem o que fazer. Apenas deram graças por terem sobrevivido e agora só resta a eles força, fé e a união do povo teresopolitano para, juntos, reconstruir os seus lares.
O descaso dos diversos prefeitos que passaram pela administração municipal ao longo desses anos, permitindo – e principalmente legalizando – construções em locais de risco, levou ao desfecho trágico que estamos vivendo nestes dias aqui em Teresópolis. Todos esses prefeitos – incluindo o atual – são responsáveis pelo que aconteceu. E não adianta, agora, tentar colocar a culpa, exclusivamente, na natureza, pois ela foi consequencia e não a causa da falta de gestão responsável do nosso município.
E que Deus nos ajude!
E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.
(1 Samuel 15.35)
Carlos Renato de Castro Souza

Nenhum comentário: