quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CACHORRO-DO-MATO APARECE NA PRAÇA SÃO JOÃO BATISTA E É REINTRODUZIDO EM SEU HABITAT

PRAÇA COM CACHORRO-DO-MATO FOI ATRAÇÃO EM SJB

Mais um fato curioso envolvendo a fauna sanjoanense aconteceu na Praça São João Batista, na sede do município de São João da Barra, nesta tarde de quarta-feira. Um cachorro-do-mato foi visto por moradores e turistas em um dos canteiros da Praça da Matriz e aparentava estar muito cansado, o que presume-se que tivesse sido levado pela forte correnteza do Rio Paraíba do Sul, nessas cheias, e foi parar no cais da cidade.

A jornalista da Folha da Manhã, Júlia Maria, estava no local e presenciou a beleza do lindo espécime que é típico de nossas matas de restinga. Júlia, que também gosta de animais, estava preocupada com o destino do lindo animalzinho, o que foi logo resolvido pela habilidade de um dos colaboradores da limpeza da União Norte Fluminense - que estava de luvas e com cordas - e capturou o animal, sem ferí-lo, que poderia ser atropelado ou até morder algum transeunte, pois estava prestes a se defender como podia.

Eu estava passando na hora com minha família e decidi ajudar o grupo. Levamos o cachorro-do-mato para a Defesa Civil Municipal e lá providenciamos a verificação superficial do animal para ver se o mesmo estava com alguma ferida ou marcas de armadilhas. Graças à Deus o animal estava intacto, porém muito assustado. O pêlo dele cheirava à peixe, mas estava seco e era muito bonito, em tons de preto e cinza escuro, com uma dentição afiada e nova. As garras eram perfeitas. Tiramos algumas fotos do cachorro-do-mato e em seguida providenciamos uma pick-up com nosso amigo Zezé "Barbudo" da SEMASP para transportar o animal até a Mata da Caroara - uma reserva de restinga que está sendo protegida por guardas patrimoniais da LLX e que deverá ser uma Unidade de Conservação num futuro  bem próximo.

As atitudes de cooperação das secretarias municiapis de Defesa Civil e Meio Ambiente tem propiciado o resgate e diversos animais de nossa fauna, lembrando que meses atrás, apareceu na mema praça, um ouriço cacheiro muito trapalhão - uma verdadeira atração para turistas e moradores - e que também foi solto na reserva de restinga da Caroara.

Publicarei as fotos amanhã de manhã. Aguardem... 

Nenhum comentário: