domingo, 1 de fevereiro de 2009

O DELTA DO PARAÍBA: UMA EXPERIÊNCIA DIVINA

Passear de barco pelos canais do delta do Paraíba tem sido uma boa pedida para os turistas que visitam São João da Barra todos os verões. Com vários roteiros intrigantes, a começar pelo canal feito por escravos em 1806, a mando do Senado, onde se fez um rasgo entre as Ilhas do Lima e Muritiba, o turista pode embrenhar-se, com a ajuda de um pescador ou guia em turismo local, no riacho dos macacos, manguezais da Moça Bonita, Muritiba, Mata-homem , Porto do cajú e outros para admirar a linda fauna e flora exuberantes do 2º Maior Delta do País.Com 800 hectares de manguezal tombado pelo INEPAC, a região deltáica é cercada de "estórias e lendas" contadas pelo povo autóctone (nativos) das restingas e manguezais sanjoanense. Lendas do "Mangue da Moça Bonita", "Duna da Zabita", "A lenda do Frei", "o modus vivendi dos Muxuangos", lendas outras de tesouros enterrados na foz e sacos de moedas estrangeiras escondidas pelos espíões nazistas da 2ª Grande Guerra Mundial são retratados em passeios de barcos pelos pescadores locais e guias. O Projeto "Barca da Ciência" desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São João da Barra, que está em seu segundo ano, retrata ainda, além das questões históricas a parte ambiental e de astronomia. Mas o que é um Delta? É a letra grega para simbolizar "diferencial" entre dois valores dados, sendo sempre: a diferença entre o último valor dado e o primeiro. Assim é o sentimento também de quem conhece no nosso delta do Paraíba do Sul, recebendo um diferencial ímpar de experiência de vida, por conhecer algo tão espetacular, que a maioria não conhece! O Príncipe Maximiliano, de procedência germânica e botânico, em 1817 chegou a conhecer em São João da Barra (Vila de São João da Praia) o Delta e ainda saboreou um jacaré de papo-amarelo caçado nas redondezas. Em fins do ano de 1818 o geólogo francês August de Saint-Hilaire também conheceu o delta do Paraíba do Sul. Outro visitante, John Luccock, inglês, autor de "Notas Sobre o Rio de Janeiro e Partes Meridionais do Brasil", também visitou o nosso delta. Quanta gente importante! O Escritor Campista Osório Peixoto chegou a se exilar na Ilha da Convivência, por algum tempo, só para fugir da ditadura. A folclorista Ann`Augusta Rodrigues, chegou a descobrir um importante sambaqui (sitio arqueológico indígena) na Ilha do Lima, que deu o nome de Sítio da Alma Pura. A Arquiteta e ex-diretora do INEPAC, Dra. Dina Lerner, exaltou o delta em suas pesquisas.O escritor Joaquim Ribeiro, autor de "Os Brasileiros", exaltou o povo "muxuango da Ilha da Convivência". Um dos mais aprofundados estudiosos sobre o Delta do rio Paraíba do Sul, Alberto Ribeiro Lamego, também exaltou o delta em "O homem e o Brejo" e "O homem e a Restinga". Como é importante nosso delta! O nosso poeta sanjoanense Manuel Barreto - sapateiro de profissão - imortalizou o delta de forma brilhante com seu poema "O Mangue". Vejamos:
O MANGUE Tabuleiro boiante, imaginário,
Sombreado pr`um docel nidificado,
Que o passaredo em canto terno e vário,
O ambiente delicia perfumado.
Fofo tapete negro, pontilhado,
Oculta a orla em piscoso e manso aquário,
Onde, ao fundo, o sol, rúbido, espelhado,
Ladeia tremulante monstro sáurio.
Fugaz miragem de crustáceos, viva,
A vista interna foge e surge esquiva,
Encantadoramente primorosa; Que se poeta a visse, em rima e glória,
Trasladava-te, ó mangue, para a história...
Berço de muita infância esplendorosa!...
São João da Barra, 1942.
Assim é descrito o manguezal de nosso lindo delta. O turista que estiver interessado em conhecer o delta do rio Paraíba do Sul, tem várias opções: é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo pelo tel (22) 2741-7878, ou pode inscrever-se no Projeto "Barca da Ciência" pelo tel: (22) 2741-0289, ou pode ainda contratar o serviço particular de escuna pelo telefone (22) 2741-2303, ou procurar a vila de pescadores da CEHAB e negociar o preço de um passeio em típica embarcação de pesca de alto mar (traineira). Vale a pena conferir!
Curiosidades:
1- O mangue do Porto do Cajú, no delta, abriga uma siribeira gigante (mangue preto) que precisa de 08 homens para abraçá-la. Contatos para expedições com a Agência Portal Costa Doce de Turismo Receptivo (22) 99160258.
2- Os deltas no mundo são tão importantes, que haverá a Iª Conferência Internacional Sobre Gerenciamento Costeiro de Superfícies Baixas de Deltas, em Alexandria no Egito, de 06 a 10 de março de 2010.

Um comentário:

Simões disse...

Boa noite amigo André!
Ser seguidor do seu blog realmente é um aprendizado a mais para qualquer cidadão,principalmente se for sanjoanense,como é importante aprender sempre mais sobre nossa terra...
vc e toda sua equipe estão de parabéns mais um vez pela brilhante matéria...
carinhosamente...
Alexandre Simões.