sábado, 21 de fevereiro de 2009

A TRADIÇÃO DO BLOCO DOS MASCARADOS RENASCE EM SÃO JOÃO DA BARRA

Hoje é dia de bater bola no chão, falar diferente, andar esquisito e colocar uma vestimenta típica dos carnavais oriundos da idade média e que veio para o Brasil com a Família Real, e foi repassado às novas gerações por várias décadas. São João da Barra manteve essa tradição. É a tradição do bloco dos mascarados que está de volta à São João da Barra e com mais adeptos.
O bloco sairá à tarde da Praça São Pedro e vai parar na avenida do samba, acredito eu , depois que o sol der uma enfraquecida. Todos que quiserem participar, devem colocar o seu conhecido "dominó" (roupa típica de mascarado), cobrir o rosto numa espécie de "burka oriental" e juntar-se ao grupo. O intuito da brincadeira é ludibriar o espectador sem que ele saiba realmente quem você é. O mascarado revela coisas de sua vida que você nem imagina! Aí está o rítimo da curiosidade.
Quem não tiver um dominó, pode improvisar com um lençol estampado e fazer da fronha do travesseiro uma máscara. O importante é usar a criatividade. Mensagens de paz, harmonia ou dizeres sobre o município também fazem parte da brincadeira. Lembre-se de tapar as mãos com uma luva ou meia bem como esconder os pés para que não seja descoberto(a) com facilidade.
O jornalista sanjoanense Bruno Costa, que já ganhou um concurso de poesias junto à Academia Brasileira de Letras, está finalizando um trabalho acadêmico sobre a origem do carnaval em São João da Barra, por sinal, muito interessante, que será apresentado na Faculdade de Filosofia de Campos em breve. Ele fala muito das tradições momescas e principalmente dos mascarados. Vai dar um ótimo livro.
O resgate desta tradição deve-se ao talentoso jornalista sanjoanense da Rede Globo, Edwigens Monteiro, que é um folião fora de série e que já fez outros resgates culturais importantes como a criação do Bloco Raiz. Valeu Ed !!! Parabéns!!!
Quem participa do bloco dos mascarados acaba conhecendo várias lendas urbanas e uma delas fala do famoso caso do "Dominó Amarelo" que rodou pela cidade numa noite momesca. Participe e seja mais um a conhecer e fazer parte das lendas urbanas de São João da Barra!!!

Nenhum comentário: