quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ ANO LETIVO DE 2009 COM PROJETO DE TURISMO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou no último dia 11 de fevereiro de 2009, durante a abertura da V SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, um projeto piloto para o ano letivo de 2009 que envolverá o "TURISMO PEDAGÓGICO" ou também considerado "ESTUDO DO MEIO". Também foi apresentada uma performance ambiental que desenvolveu o senso crítico dos presentes para a psicologia ambiental a fim de tornar o mundo mais sustentável. Créditos da apresentação para os atores ambientais Luiz Henrique "Lulu" e Marco Pacheco, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, que também teve a participação de Andre Pinto.
Para um público de 200 pessoas aproximadamente, entre diretores, professores e professoras, OP`s, pessoal de apoio, colaboradores em geral, Andre Pinto, que é professor em Gestão Ambiental e Agenda Portuária, técnico em turismo e também guia em turismo cadastrado na Turisrio, passou na íntegra as razões do projeto que envolve pedagogia e inclusão social através do turismo.
Com várias fotos de guiamentos pedagógicos feitos em São João da Barra, realizados em várias escolas públicas e privadas, Andre Pinto passou aos presentes os bons resultados obtidos durante os primeiros anos do Governo Carla Machado com as aulas-passeio no município.
O Projeto está nascendo com a forte parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a empresa LLX - afirma Andre Pinto.
Com o apoio irrestrito do Secretário Marcos Sá, que estava presente ao evento e que falou ao público da importância deste e outros projetos desenvolvidos pela SEMASP, a equipe ainda apresentou um breve documentário sobre o Pontal de Atafona e posterior debate.
Os próximos passos do projeto serão a realização de reuniões com a SEMEC para que aconteçam as visitações às escolas para o trabalho prévio de oficinas pedagógicas (tematização) e posteriores saídas de campo, fechando com as retro-avaliações.

Nenhum comentário: