quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AS CHEIAS DO PARAÍBA DO SUL E O DEFESO DO CAMARÃO

Com as cheias do rio Paraíba do Sul neste final de ano de 2008 e início de 2009, os comentários em geral, na nossa São João da Barra, feitos pelos pescadores artesanais, são de que haverá uma grande quantidade de camarões disponíveis nessas águas.
Este Blog, como veículo alternativo de informação pública, traz considerações com a preocupação da obediência ao defeso do camarão e também do consumo desta espécie, sem estudos aprofundados sobre a poluição do rio Paraíba do Sul pelo inseticida "Endosulfan 350", acorrido em final do ano passado. Vejamos o que podemos fazer:
1) Obedeça o Período de defeso do Camarão; Instrução normativa do Ibama n.º 189/09/08.
2) Após o defeso, não capture camarões pequenos ou "ovados";
3) Verifique qualquer anomalia ocorrida na espécie, como manchas, deformações físicas ou até mesmo a velocidade motora dos camarões (movimentos estranhos). Pode ser um sinal importante de indício de contaminação.
4) Em caso de suspeita de camarões contaminados, encaminhe aos órgãos ambientais competentes, conservados em gelo e em recipientes apropriados à variação de temperaturas. O material poderá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou à UENF.