terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SAIBA MAIS SOBRE AS CASUARINAS DE SÃO JOÃO DA BARRA

Foto : Ave australiana chamada Casuar, que deu o nome origem da árvore casuarina, por causa da semelhança de suas penas com as folhas finas das casuarinas.
Curtir o verão em São João da Barra é sensacional! Quando o sol está muito quente e as areias da praia quase ficam em brasas, não pensamos duas vezes : procuramos uma sombra das casuarinas da orla para nos refrescar! Mas as casuarinas nas praias sanjoanenses tem dado conflitos junto ao IBAMA, que entende ser, este espécie exótica, agressiva ao bioma de restinga e dunas. Bom, a Perfeitura Municipal de São João da Barra vem realizando em estágios o manejo desta espécie em APP`s (Áreas de Preservação Permanente). No final, acho que o problema será resolvido para ambos os lados. Enquanto não se chegou ao denominador comum, aprecie sem moderação o histórico da casuarina.
Casuarina
Nome científico: Casuarina Stricta Ait. Família: Casuarinaceae Nomes vernáculos: beefwood, sheoak (inglês).
Aspectos gerais - Com este nome costuma-se denominar cerca de 50 espécies da família das Casuarináceas, originárias da Austrália, onde crescem abundantemente. Também é encontrada em estado nativo na Nova Caledônia, Bornéu e Sumatra. A casuarina, em suas várias espécies, espalha-se por várias regiões do mundo adaptando-se muito bem. Apesar do grande número de espécies, todas têm aspecto semelhante ao das coníferas.
No Brasil, as casuarinas, principalmente a Casuarina stricta Ait, acham-se perfeitamente aclimatadas, vegetando desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. As principais plantações localizam-se em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
O nome de casuarina se deve à semelhança de suas folhas com as do "casuar", ave que habita na Austrália e em outros lugares da Oceania.
No seu país de origem, esta planta serve para aplacar a sede quando se mastigam os renovos e os cones novos, que liberam um suco ácido muito agradável, semelhante ao ácido cítrico. Segundo informações de alguns autores, os ramos da casuarina, quando tenros, podem ser utilizados como forragem muito apreciada pelo gado.
Descrição - A Casuarina stricta Ait. é uma árvore que atinge cerca de 20 metros de altura, tendo aproximadamente 50cm de diâmetro; casca fendida, rugosa, castanho-escura; ramos pendentes, delicados, verde-escuros, estriados, com folhas dispostas em verticilos, soldadas na base. Flores dispostas em amentos laterais; fruto seco samaroíde, indeiscente, aglomerado na base dos ramos. Importância - Madeireira, ornamental e popularmente medicinal.
Propriedades - A casuarina, que se caracteriza por sua grande flexibilidade, fornece madeira dura, de cerne branco-pardacento, manchado, compacta, resistente, servindo para diversos fins na marcenaria, principalmente no fabrico de obras expostas às intempéries. Por ser uma madeira elástica e que absorve muito bem o verniz, também tem seu emprego na indústria da construção naval.
Na ornamentação de jardins, a casuarina tem ótimos efeitos decorativos, além de se desenvolver rapidamente, chegando a crescer mais de um metro por ano. Como planta ornamental, deve-se preferir o cultivo dos indivíduos masculinos.
O uso na medicina popular se justifica pelas suas propriedades adstringentes - devido ao tanino - que possui a casuarina. Geralmente é consumida na forma do deccoto da casca para combater garganta inflamada e disenteria.
Cultivo - Apesar de se desenvolver melhor nas proximidades de rios e mares, terrenos favorecidos pela umidade, a casuarina adapta-se também a terrenos secos, arenosos, ou pedregosos, montanhosos e áridos. Quando cultivada,responde prontamente a terreno fértil. São árvores muito resistentes às secas.
Fonte: Alex Curi

Nenhum comentário: