sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL EXPANDIDO É ABERTO EM ATAFONA

Aconteceu ontem, 29/01/09, às 19 h e 30 mim a abertura do Fórum Social Mundial - Expandido em Atafona, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação. Sob a organização do CNFCN, Centro Norte Fluminense para Conservação da Natureza, foram apresentadas tenda de artesanato, tenda do Arte Peixe, tenda do feijão amigo com caldos diversos, o filme "Ruínas de Atafona" e debates e mesas-redondas sobre a questão da crise econômica mundial, seus impactos face a agenda ambiental, o aquecimento global e suas interferências na questão regional e local.
A abertura do evento ficou a cargo de Agusto Soffiati e Hélio Coelho Filho, conhecido como Professor Helinho. Os palestrantes convidados a puxarem os temas para debate foram Professor Glauco, da UENF e o Professor de gestão ambiental do CNC- Cursos e membro da ONG COCIDAMA, Andre Pinto.
A discussão passou da ordem econômica e social mundial, dos efeitos da globalização, aos problemas de agenda ambiental futuros, implementação do complexo portuário do Açu e outros mega empreendimentos e seus impactos econômicos, sociais e ambientais. O macro zoneamento de São João da Barra (ambiental, expansão industrial, expansão de agronegócios etc) também foi debatido.
André Pinto, palestrante convidado do Fórum, na abertura de sua fala dissertou da tríade de efemérides sanjanjoanense, exaltando os nomes de três cientistas, da terra de Narcisa Amália, que jamais devem ser esquecidos : Silva Coutinho - primeiro cientista a explorar a Amazônia e que recebeu a medalha Ordem da Rosa, Domingos Fernandes da Costa - Cientista astronomo a acompanhar a expedição de Eistein ao nordeste e Luiz de Castro Faria - O maior antropólogo brasileiro que fez junto com Claude Lévi-strauss a última expedição de etnografia do Século XX na Serra do Norte, entre Cuibá e Porto Velho, que recebeu a medalha Grã-Cruz científica.
O evento ocorreu simultaneamente ao Forum Social Mundial que está sendo realizado em Belém.
Parabéns aos Soffiati, ao amigo Baldan, ao Helinho, e todos os associados do CNFCN.
O Evento continua hoje a partir das 16 horas com debate sobre o rio Paraíba do Sul. A entrada é gratuita, participe!
Dica: Saboreie no local do evento os produtos da arte peixe como kibe de peixes, hamburguer de peixe, bolinho de peixe e risole de camarão. Simplesmente maravilhoso!!!

Nenhum comentário: