quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DIA MUNDIAL DA CONFRATERNIZAÇÃO - A TRANQUILIDADE MORA AO LADO

DIA MUNDIAL DA CONFRATERNIZAÇÃO EM BUSCA DA PAZ É COMEMORADO POR MORADORES DA SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA
Com muita música, churrasco, peixes fritos e assados, cervejas, refrigerantes, sucos com frutas da época e tudo que recheia a boa gastronomia sanjoanense, foi comemorado "informalmente" o Dia Mundial da Confraternização em Busca da Paz, na rua João Francisco de Almeida, na sede do município.
São João da Barra, apesar de estar passando por uma série de transformações ligadas ao progresso, corrida de desenvolvimento para receber investimentos nacionais e internacionais, alteração no fluxo populacional devido a migração de mão-de-obra para ao empreendimento do Porto do Açu - que atraem muitos indivíduos de outras cidades (engenheiros, mestres de obra, arquitetos, biólogos, gestores ambientais etc) - aumento do fluxo de veículos que transitam pela sede e distritos do município como carros utilitários de firmas e caminhões terceirizados que transportam pedra e barro, ainda pode se dar ao luxo, num período de confraternização como o Natal e Ano Novo, em pleno feriado de 1º de janeiro, de dar a possibilidade para que seus moradores se reunam com outros vizinhos nas ruas do centro da cidade para fazerem grandes confraternizações.
Confraternização, assim aconteceu neste lindo 1º dia do ano de 2009. As famílias reunidas juntamente com os seus vizinhos participaram da festa com muita alegria. Esta deve ser uma tradição que São João da Barra não pode perder - disse Maysa Ines que estava na casa de sua mãe.
Cadeiras nas calçadas, churrasqueiras nas guias das ruas, crianças brincando animadamente sem estarem trancadas em casa, vizinhos se abraçando, este foi o clima desta quinta-feira em que o sol apareceu timidamente.
O morador de Campos - Toni Gomes - que tem parentes em São João da Barra, disse que em cidade grande não se dá para fazer mais estas brincadeiras na rua, pois a violência é muito grande.
Assim ocorreu a brincadeira em homenagem ao Dia Mundial de Confraternização na sede do município, ou seja, todos fazendo a terapia do abraço amigo, que é muito bom para a saúde e auto-estima.
Veja abaixo alguns cliques da festinha entre vizinhos.

Nenhum comentário: