domingo, 18 de janeiro de 2009

DICAS TURÍSTICAS PARA CONHECER MELHOR SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: Paço Municipal de São João da Barra. Fonte: ASCOM/Prefeitura Municipal de São João da Barra. Um local incluído no roteiro.
Prezados leitores deste Blog Verde:
Aqui coloco algumas dicas para se conhecerem, de carro, alguns atrativos do município em um final de semana. Vamos ao desafio!
Sábado de manhã
Saída às 8 horas
-Visitação aos atrativos históricos : Palácio Cultural (antigo grupo escolar), Praça e Igreja São João Batista, Casa da Câmara e Cadeia, Cais do Imperador, Indústria de Bebidas Thoquino, Centro Cultural Narcisa Amália, Canhão Manuelino, Palmeiras Imperiais, Paço Municipal, Prédio do Comendador André Gonçalves da Graça, Cine teatro São João, Igreja e Praça São Benedito, Igreja e Praça da Boa Morte (praça em reforma), Igreja e Praça São Pedro e Estação das Artes (artesanato de tabúas e escamas de peixes). Não deixe de experimentar os sorvetes e picolés feitos pela N.Silva. (Na Praça São João Batista tem sorveterias).
Dica de almoço para o horário de 12 horas : Restaurante Boi Grill - BR 356, na saída da sede da cidade em direção à Atafona. Fogão à lenha. comida caseira. rodízio de pizzas à lenha.
Sábado à tarde
Saída 13 horas do restaurante
- De carro, o visitante pode, depois do almoço no Restaurante Boi Grill, seguir para Atafona, onde passará pelo Bairro da CEHAB (Bairro dos pescadores), Colônia de Pescadores Z-2, Igreja Nossa Senhora da Penha e Mercado de Peixes (Projeto Arte peixe). Dali, o visitante deve seguir pela Av. Atlântica até chegar ao Sesc Mineiro de Grussaí, antes das 14 horas e 30 mim, que é o horário de saída do trem Maria Fumaça em 11 KM de trilhos e muitas estações. Já no percurso de saída de Atafona até Grussaí pela Av. Atlântica, o visitante poderá ver, de passagem, as Dunas, os quiosques de praia, o Espaço da Ciência, o Novo Balneário de Atafona com seu camping público, o complexo esportivo, a casa do disco voador. Dentro do Sesc Mineiro, o visitante, depois de passear de Maria Fumaça, poderá conhecer algumas réplicas de maravilhas mundiais como o Pagode chinês, a casa de chá japonesa, os miranetes mulçumanos, as pirâmides do Egito e a esfinge, obeliscos e a recém-inaugurado Taj Mahal.
Dica de happy hour: No Restaurante II da Maquiné, dentro do SESC Mineiro de Grussaí, o visitante pode beber aquele chopp geladinho, ou suco de pitanga e saborear um cação à dorê, à moda da casa. Procure o garçon José Carlos - Angolano. O visitante poderá ainda, sair à pé do SESC e comprar doces caseiros em uma doceria que fica nos fundos do SESC Mineiro e tem produção própria das frutas utilizadas na fabricação do mesmo.
Sábado à noite
Saída às 19 horas
Passeio na Avenida Liberdade, conhecendo a Igreja de Santo Amaro, onde também o visitante poderá fazer o turismo de compras, junto às feirinhas de verão pelas calçadas e terrenos alugados, com preços convidativos e tomar sorvetes no Lalilus. Após as compras e caminhada no calçadão, o visitante poderá assistir aos shows de verão com atrações em nível nacional na Orla de Grussaí que disponibiliza arena esportiva, palco para shows e praça de alimentação (quiosques e ambulantes). Por volta das 11 horas começa o Forró do Ivanir (fundos do Sesc Mineiro), um dos melhores locias para apreciação de músicas regionais. Ambiente familiar.
Domingo de manhã
Visitação à foz do rio Paraíba do Sul, ruínas do pontal de Atafona, Passeio de Escuna da Pousada Rio Sol, Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação e lagoa de Iquipari e praia de Iquipari.
Dica de Almoço para o horário de 13 horas em Iquipari: Quiosque do Felilto. Cerveja geladinha e tainhotas, pescadinhas, traíras perfeitamente fritas à moda da casa. O visitante pode saborear o caranguejo bem como a castanha de caju local. Depois poderá descansar à sombra das casuarinas do local, podendo colocar uma rede amarrada entre os seus troncos. Há a opção de se fazerem passeios em canoas com os pescadores locais.
Em Iquipari ainda se poderá ver algum show de artista local, no palco rústico montado próximos aos quiosques, além dos visitantes e moradores que levam sanfonas e acordeons.
Domingo à tarde
Saída de Iquipari por volta das 16 horas. Chegada no Novo Balneário de Atafona - local de shows- camping e entretenimentos variados. Parque infantil rústico. Shows de cantores e cantoras em nível nacional.
Domingo à noite
Visitação ao Cine Teatro São João, às 21 horas onde o visitante pode assistir a festivais de esquetes, apresentações teatrais ou exibições de filmes.
Forró da Terceira Idade, no Clube da Terceira Idade. Local familiar com excelente infra-estrutura.
Taí meus amigos, a minha dica de verão para aqueles que tem apenas um final de semana para conhecer a terra natal de Narcisa Amália - a primeira mulher a se destacar na imprensa nacional e com ideologia abolicionista!!!
Sejam bem-vindos!!!