quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ESPETACULAR A NOITE EM HOMENAGEM AO PONTAL DE ATAFONA

Se tem uma palavra que caiba bem ao acontecimento desta noite, uma quarta-feira estrelada, 28/01/09, soprada ao vento nordeste, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, esta palavra siginifica ESPETACULAR!
Estive esta noite, no encontro da velha guarda que rememorizou de forma brilhante as histórias e lendas do energético Pontal de Atafona e sua gente inesquecível. Bela exposição de quadros, recortes de jornais locais e nacionais, imagens jamais vistas do avanço do mar, livros de autores da região, artesanato retratando imagens sacras de forma ecologicamente correta, muitas barraquinhas com guloseimas variadas, dando destaque ao caldo de cana e pastéis de vários sabores.
A decoração temática do local mostrou um ambiente repleto de redes, puçás, canoas, galhardetes com os nomes dos bares de outrora como o "Bar Esperança", "Bar do Elvis Presley", "Sirilândia" além das mesas espalhadas ao ar livre, lembrando como era o Pontal nas palafitas do "Espanhol" e outros botecos praianos.
O Grupo musical do conhecido "Gambarzinho" deu um verdadeiro show na intepretação de músicas regionais que retratam o pontal de Atafona. Uma seresta ao ar livre. Destaque para o saudoso compositor Jacques Azevedo, carnavalesco que foi muito amigo de meu pai, João Oscar e brincaram juntos nas críticas carnavalescas. Suas músicas foram lembradas pelo grupo musical, destacando-se linda Música de Jacques Azevedo sobre o pontal, que poderia ser tombada como patrimônio imaterial e virar um hino da praia sanjoanense daquele balneário!
O depoimento de Jorginho "Elvis Presley", que também compôs a mesa, foi emocionante. As poesias lidas por Suely e Nilse Lobato deram mais brilho e emoção ao encontro. A Heloísa, expositora do evento, também levou o público ao delírio com o seu estilo marcante de se fazer poesia.
O Professor Fernando Antônio Lobato, o colunista social Wilson de Oliveira, O Secretário Municipal de Pesca Eleilton Meireles (nascido na Ilha da Convivência) e o diretor do Espaço da Ciência, Dr. Plínio Berto conduziram com maestria o encontrão Pontalense! Muitos "causos" e curiosidades foram contados, até a de um pescador que estava presente com uma foto de um peixe de 11 metros de comprimento, que pela retirada do fígado do mesmo rendeu um barril de 700 litros de óleo de fígado. Outra estória foi o salvamento, por um pescador, de tripulantes de um helicóptero que caiu em alto mar, etc.
O ambientalista, técnico em meio ambiente, surfista do Pontal de Atafona por longos anos ,Luiz Henrique "Lulu", também deu seu depoimento aos presentes, relembrando nomes que foram temporariamente apagados pelas ondas espumantes nas areias da praia de Atafona. Lulu saiu do saudosismo melancólico e partiu para a memorização alegre e dinâmica do povo pontalense! Assim que deve ser!
O Grupo de Jongo vindo da cidade vizinha de Campos dos Goytacazes também foi excepcional. Com participantes dos oito anos aos quase oitenta, eles cativaram o público com cantigas regionais que remontam o tempo da escravatura, em grito de liberdade.
Valeu a pena estar lá!
Parabéns à Prefeita Carla Machado, toda equipe do Espaço da Ciência, aos expositores, aos participantes e àqueles que fizeram do Pontal de Atafona essa lenda viva de hoje!
Só senti falta de não terem falado das aparições dos ovnis no Pontal, mas isso fica para outro encontro, né?
Fica aqui o meu grande abraço e admiração ao Dr. Plínio Berto, advogado, professor, ambientalista, poeta de grande brilho, que deve estar radiante com todo o sucesso do evento! você merece!
------------------------------------------------------------------
CONHEÇA O PONTAL DE ATAFONA
Conheça todos os mistérios do Pontal de Atafona:
Sinta o vento nordeste beijar-lhe por inteiro; Venha conferir o fenômeno de avanço do mar; ouvir histórias da visita de Chico Xavier em 1967; histórias da aparição de discos voadores em 1977; a energia das areias monazíticas; caminhe na passarela do mangue; a história do francês na ilha do Lima; a Ilha da Convivência (onde moram os Muxuangos, habitantes caiçaras únicos no Brasil, descendentes de piratas holandeses); ouça as histórias dos pescadores; a lenda da Capela de Nsa. dos Navegantes e do Mangue da Moça Bonita; histórias e tesouros da navegação; histórias sobre os homens das máscaras de chumbo que explodiram dinamites na foz do Paraíba por causa de experiências extraterrestres; local das filmagens de Norma Benguel e Antônio Pitanga em “A garganta do mundo”, Sônia Braga em “Gabriela , Cravo e Canela”, "Ruinas de Atafona" de Frederico Alvim e "Atafona Por que?" de Gilberto Pessanha e Freire. Venha saborear o famoso “mulato velho”, culinária típica do local. Não basta ver, é preciso sentir...

Nenhum comentário: