sábado, 17 de janeiro de 2009

SAIBA MAIS SOBRE A LEPTOSPIROSE - PREVINA-SE

Com as fortes chuvas que estão ocorrendo no país, aumenta o risco da população exposta a enchentes contrair leptospirose. Para evitar situações de maior risco, o Ministério da Saúde preparou uma cartilha "Leptospirose - O que saber e o que fazer" com informações sobre a doença e como se prevenir.
O material está disponível no Portal da Saúde (www.saude.gov.br). Mesmo se tratando de uma doença infecciosa, grave, a leptospirose tem cura desde que diagnosticada e tratada precocemente. Daí a importância de que a população exposta a situações de risco, como enchentes e inundações, saiba como se prevenir.Segue a íntegra da cartilha "Leptospirose - O que saber e o que fazer".
LEPTOSPIROSE
O que saber e o que fazer?
1) O que é leptospirose?
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato.
2) Como se pega a doença?
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. A bactéria da urina do rato penetra no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. Na época de seca, o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de roedores oferecem riscos à saúde humana. Portanto, evite contato com esses ambientes.
3) Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns são parecidos com os de outras doenças, tais como a gripe. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e da mucosa). Nas formas mais graves da doença, há a necessidade de cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.
4) O que fazer ao manifestar esses sintomas?
Se você ficar doente alguns dias após entrar em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure, imediatamente, o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de relatar ao médico o contato com água ou lama de enchente.Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença. A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento o mais rápido possível são a melhor solução.
5) Quanto tempo demora para a doença se manifestar?
Sete dias, em média.
6) Como é feito o tratamento da leptospirose?
O tratamento é baseado em antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.
7) Como evitar a doença?
Para não correr riscos, evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes supostamente contaminados. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, detritos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés. Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento relacionadas ao abastecimento de água, lixo e esgoto, além de melhoria nas habitações humanas.
8) E se o contato com água contaminada for inevitável, como proceder?
Neste caso, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas com água sanitária, na proporção de um copo deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxágüe o ambiente e objetos com água limpa. Todo o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois podem estar contaminados e transmitir doenças. Também é importante limpar e desinfetar a caixa d'água com uma solução de água sanitária da seguinte forma:
a)Esvazie e lave a caixa d'água, esfregando bem as paredes e o fundo;
b)Após acabar de limpar, adicionar 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água no reservatório;
c)Depois, abra a entrada principal e encha a caixa d'água com água limpa;
d)Após 30 minutos, abra as torneiras por alguns segundos para entrar água na tubulação;
e)Aguarde uma hora e trinta minutos para a desinfecção;
f)Abra novamente as torneiras. A água utilizada nesta última etapa de desinfeção pode servir para a limpeza de chãos e paredes.
9) Por quanto tempo a leptospira sobrevive no meio ambiente?
A leptospira é uma bactéria sensível a desinfetantes comuns e a determinadas condições ambientais. A leptospira pode sobreviver no ambiente até semanas a meses, dependendo das condições que encontrar ( temperatura, umidade, pH do solo, lama ou águas de superfície) Elas são rapidamente mortas por desinfetantes como o hipoclorito de sódio e quando expostas a luz solar direta.Deste modo, pequenas áreas como pisos e áreas internas podem ser limpos e desinfetados com água sanitária mas a desinfecção de grandes áreas naturais como rios, córrego e lagos não é possível.1
10) É possível determinar se ás águas de córrego, lagoa ou represa estão contaminadas por leptospira?
Pode ser que animais infectados, principalmente roedores, tenham acesso a estas águas, contaminado-as regularmente. Desta forma é impossível afirmar que estas águas estejam livres da bactéria. Se coletarmos uma amostra dessa água para análise, o resultado irá representar apenas aquele momento e aquele local. O resultado da análise sendo negativo, não significa que toda a área esteja livre da presença da bactéria. Em caso de dúvida, solicite orientação das autoridades sanitárias locais indagando sobre a ocorrência de casos humanos da doença nesses locais.
11) Se o contato com águas suspeitas já ocorreu, qual o risco da pessoa se contaminar?
Nessa situação, a contaminação da pessoa dependerá de alguns fatores como a concentração de leptospiras na água, tempo de permanência da pessoa em contato com as águas e a possibilidade ou não da penetração da bactéria no corpo humano, etc. Não há o que fazer a não ser aguardar o período de incubação, se a pessoa adoecer, deve procurar o médico o mais breve possível, não esquecendo de relatar a exposição a risco.
12) Quais são as principais medidas para evitar ratos?
- Manter os alimentos armazenados em vasilhames tampados e à prova de roedores;
- Acondicionar o lixo em sacos plásticos em locais elevados do solo, colocando-o para coleta pouco antes do lixeiro passar;
- Caso exista cães no domicílio, retirar e lavar os vasilhames de alimento do animal todos os dias antes do anoitecer, pois ele também pode ser contaminado pela urina do rato;
- Manter limpos e desmatados os terrenos baldios;- Jamais jogar lixo à beira de córregos, pois além de atrair roedores, o lixo dificulta o escoamento das águas, agravando o problema das enchentes;
- Grama e mato devem ser mantidos roçados, para evitar que sirvam de abrigo para o rato;
- Fechar buracos de telhas, paredes e rodapés para evitar o ingresso do rato para dentro de sua casa;
- Manter as caixas d'água, ralos e vasos sanitários fechados com tampas pesadas.Lembre-se: Uma vez instalado num determinado local, o rato começa a se reproduzir, multiplicando-se rapidamente, o que dificulta o controle do roedor, aumentando os riscos de transmitir doenças e de danos à população.
13) Porque o controle de roedores é importante para se diminuir o número de casos de leptospirose?
Porque o rato é o principal transmissor da doença ao homem. É um animal que carrega a leptospira em seus rins e a elimina pela sua urina sem adoecer, contaminando o ambiente - água, solo e alimentos. Nas cidades, a aglomeração humana associada à alta infestação de ratos, principalmente ratazanas, e à grande quantidade de lixo tornam maior o risco de se pegar leptospirose. Controlar a população de ratos é a melhor forma de combater a doença. O controle de roedores deve ser feito o ano inteiro para que se obtenha resultados positivos, como diminuição da população de roedores.
14) Outros animais podem pegar a doença?
Não há risco de transmissão para o homem por estes animais?Outros animais são sensíveis à leptospira e podem se infectar, adoecer e até mesmo morrer de leptospirose. Bois, porcos, cães, cavalos e cabras, dentre outros, podem sofrer a doença e também transmiti-la ao homem, porém em menor escala do que o rato.
15) Se os animais domésticos também podem transmitir a doença, o que fazer para evitar a contaminação por esta forma?
Os animais domésticos assim como os roedores, quando infectados, eliminam a bactéria através da urina; portanto, deve-se tomar especiais cuidados , evitando-se o contato direto ou indireto com suas excretas (principalmente a urina, no caso da leptospirose). Os locais onde os animais permanecem e urinam devem ser higienizados diariamente, utilizando-se luvas e botas para proteção das mãos e pés, evitando-se o contato com áreas expostas da pele ou mucosa com a urina de animais.
16) Quais são os sintomas da leptospirose no cão?
Os cães podem se infectar e eliminar a bactéria pela urina e nem sempre manifestar sintomas da doença. Estes variam desde anorexia, apatia, febre, vômitos, diarréia a hemorragias, icterícia, uremia, podendo evoluir para insuficiência hepática e renal que pode levar o animal à morte. Portanto, se o cão adoecer, deve- se procurar assistência veterinária.
17) Qualquer pessoa pode ter a doença?
Sim, qualquer pessoa, independente de sexo ou idade, pode ter a doença. O que se observa é que a maior freqüência de casos ocorre em indivíduos do sexo masculino, na faixa de 20 a 35 anos, em virtude da maior exposição a situações de risco, quer seja em casa, quer seja no trabalho.
18) Uma pessoa com leptospirose transmite a doença para outra?
Não, a doença não é contagiosa, ela é transmitida entre os animais e do animal para o homem, sempre pelo contato da urina do animal com a pele do homem. Não há transmissão de uma pessoa para outra.
19) Existe o risco da pessoa contrair leptospirose bebendo líquido em latinhas de refrigerantes, sucos, cerveja ou água?
Apesar da transmissão ocorrer principalmente pela penetração da bactéria através da pele ou mucosa íntegra e pele escoriada pela permanência prolongada em água, já foi descrita pela ingestão de água ou alimentos contaminados com a urina de roedores.Se for ingerida, a leptospira morre ao entrar em contato com o suco gástrico. A possibilidade da pessoa se infectar bebendo em latinhas contaminadas com a urina do roedor é possível se houver uma lesão na mucosa bucal que poderia permitir o ingresso da bactéria no organismo via circulação sanguínea e, a partir daí ela se multiplicaria e se instalaria em um órgão do corpo. Existe um risco teórico, de um pessoa contrair leptospirose bebendo em latinhas mas, este risco até o momento não foi comprovado.De qualquer modo, é essencial que se higienize com água limpa qualquer latinha ou recipiente antes de ser levado à boca para não se correr o risco de sermos contaminados por algum tipo de bactéria. Este hábito de higienização não deve isentar os comerciantes de verificarem as condições de armazenamento de seus estoques, de seu lixo e verificar como anda o controle de roedores implantado.
20) Há vacina contra a leptospirose?
No Brasil, não há vacina contra a leptospirose em humanos, somente para animais, tais como cães, bovinos e suínos. Esses animais devem ser vacinados todos os anos para ficarem livres do risco de contrair a doença e diminuir o risco de transmiti-la ao homem.
21) Qual é o papel do Ministério da Saúde no controle da leptospirose?
O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS, elabora normas e coordena as ações de vigilância e controle da doença desenvolvidas em todo o país pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, além de assessorar e supervisionar os gestores nestas ações. A SVS também estuda os dados da doença enviados pelos estados e se mantém vigilante para a ocorrência da leptospirose no país, a qualquer momento. Para desenvolver este papel, a SVS capacita técnicos das secretarias estaduais de saúde para executarem ações de forma mais efetiva. Elabora e distribui material técnico e educativo para facilitar a execução das atividades de prevenção e controle pelos estados.
22) O que os municípios devem fazer para prevenir a doença na população?
Os municípios devem implementar ações integradas com os setores de Obras, Saneamento, Agricultura, Habitação e Educação, de forma a reduzir ou eliminar as condições para a proliferação dos roedores. Além disso, as secretarias estaduais e municipais de saúde são responsáveis pelo atendimento e tratamento de doentes e pela vigilância de casos de leptospirose em humanos, bem como pelo controle de roedores em vias e logradouros públicos e áreas onde a leptospirose ocorre.
23) O que a população deve fazer para ajudar a prevenir a ocorrência da leptospirose?
A população tem a sua parcela de responsabilidade na prevenção da doença. Ela pode e deve procurar manter o ambiente impróprio para a instalação de roedores, conforme já foi citado, e utilizar-se de medidas de proteção individual, quando se expuser a situações de risco. Desta forma, ela se protege dos roedores e reduz riscos de contrair a doença.
24) Onde se obtém mais informações sobre a leptospirose?
Mais informações sobre controle de roedores e prevenção da leptospirose poderão ser obtidas nos Centros de Controle de Zoonoses ou na Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.
Mais informações Assessoria de Imprensa da Secretaria de Vigilância em Saúde Tel: (61) 315-3676/3678 e-mail: imprensa@saude.gov.br