domingo, 22 de fevereiro de 2009

CERTO OU ERRADO ?

Foto: rio Paraíba do Sul, em São João da Barra. Foto tirada por trás do ginásio de esportes em S. J. da Barra por Maysa Ines.
No período momesco, a fiscalização ambiental em geral (união, estado e municípios) deu um descanso aos pescadores do rio Paraíba do Sul, principalmente os que estão no na área do Baixo Paraíba do Sul. Tem-se observado, aqui em São João da Barra que muitos pescadores artesanais de rio têm colocado redes de pesca (minjuadas) nas ilhas inundadas pelas fortes chuvas de verão, nestes dias e têm conseguido algum pescado de peso a exemplo de camarões, lagostas e peixes como piau, curumatã, traíra, caximbau ou cascudo, robalo, entre outros.
Com a edição da instrução normativa do Ibama que proíbe a pesca no Paraíba até maio, muitos podem incorrer na lei de crimes ambientais em nível federal se forem pegos pescando. Mas e o pagamento do defeso, como ficou? E a abertura e funcionamento da Indústria Química Servatis que poluiu o Paraíba em 2008, que não tem fiscalização? Como fica?
O que tá certo e o que tá errado?
------------------------------------------------------
Veja depoimento do Cap. Barroco:
"Errado !Nada justifica o descumprimento da lei !E com certeza a maioria que esta cometendo esta infração não é pescador artezanal de verdade. É algum eventual oportunista.A fiscalização será feito a partir de Março pela destacamento Náutico da Polícia Florestal.Breve vocês poderão nos ajudar divulgando os telefones para denuncias de crimes contra o meio ambiente.Aquele que mata um espécime em fase de reprodução é tão prejudicial ao meio ambiemte quanto o que se mantém calado diante desta ocorrência.Um de nossos objetivos para este ano é impedir o abate criminoso das fêmeas ovadas do Robalo nas épocas de invernada, a partir de Abril as caídas de redes Robaleiras estarão sendo monitoradas e combatidas."
Saudações,Cap. Barroco.
------------------------------------------------
Obrigado Cap. Barroco por sua participação e esclarecimento.
Andre Pinto

Um comentário:

Anônimo disse...

Errado !
Nada justifica o descumprimento da lei !
E com certeza a maioria que esta cometendo esta infração não é pescador artezanal de verdade. É algum eventual oportunista.
A fiscalização será feito a partir de Março pela destacamento Náutico da Polícia Florestal.
Breve vocês poderão nos ajudar divulgando os telefones para denuncias de crimes contra o meio ambiente.
Aquele que mata um espécime em fase de reprodução é tão prejudicial ao meio ambiemte quanto o que se mantém calado diante desta ocorrência.
Um de nossos objetivos para este ano é impedir o abate criminoso das fêmeas ovadas do Robalo nas épocas de invernada, a partir de Abril as caídas de redes Robaleiras estarão sendo monitoradas e combatidas.

Saudações,

Cap. Barroco