domingo, 7 de novembro de 2010

ATITUDE - MORADORES PROTEGEM PAU-BRASIL ,NO CENTRO DE SÃO JOÃO DA BARRA

VIZINHOS SE UNEM PARA PROTEGEREM UM BELO PAU-BRASIL EM SJB
Foto: Como uma arborização urbana pode unir as pessoas em São Joãoda Barra. Na foto, um bouquet de flores de Pau-Brasil. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Um pé de Pau-Brasil, da Rua João Francisco de Almeida, se tornou o espetáculo de cores para os transeuntes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O sanjoanense Bebeto Gaia, um verdadeiro ambientalista e incentivador da arborização urbana em São João da Barra, já fez vários reparos na linda árvore por causa da ação de vândalos, durante as grandes festas da cidade. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O comerciante e técnico agrícola, Walmir Lopes Baldino, morador defronte da árvore de Pau-Brasil, fica de dentro de sua casa vigiando e protegendo a sensível e histórica espécie de Pau-Brasil. Crédito da foto: Andre Pinto. PAU-BRASIL DA INTEGRAÇÃO Os vizinhos Walmir Lopes Baldino e Bebeto Gaia tem uma paixão em comum: a proteção de duas espécies de Pau-Brasil que se encontram na calçada da Rua João Francisco de Almeida, encostadas em um terreno que serve de estacionamento durante o carnaval de São João da Barra. A beleza desta espécie é contagiante. A quantidade de abelhas retirando o pólem das flores é um espetáculo à parte. As muitas pessoas que passam pelo local não tem a paciência de ver de perto os arbustos e sentirem o perfume que é exalado destas flores amarelo-avermelhadas. Vale a pena passar no local para se registrarem algumas fotos! Para Bebeto Gaia, morador da Rua João Francisco de Almeida, a árvore só existe no local, pela persistência de trato que ele e o Walmir dão às árvores, mesmo assim, uma delas está bastante sofrida, pois arrancaram alguns galhos da mesma criminosamente. Walmir Lopes Baldino, que tem um comércio defronte aos pés de Pau-Brasil, afirma que os pés de Pau-Brasil compõem um belo cenário paisagístico da rua e acordar todo dia vendo a explosão de cores e perfumes destas árvores é sempre uma grande felicidade. Além da paixão pelas árvores, os vizinhos, com essa atitude digna de eco-cidadãos, mantém a vigilância atenta e estreitam ainda mais os seus laços de amizade. A natureza tem feito um bom papel de unir as pessoas.