quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EQUIPES DE VACINAÇÃO DA FEBRE AFTOSA, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SJB, VÃO TER HISTÓRIAS PARA CONTAR...

"CAUSOS" DA VACINAÇÃO DA AFTOSA EM SÃO JOÃO DA BARRA
Local da Foto: Território de São João da Barra, por trás do dique São João, tendo ao fundo a linda Mata São João, tirada pelo Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul". Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - colaborador do Blog. PECUARISTAS COM VACINAÇÃO OU VACILAÇÃO? Segundo informações que tive dos amigos da vacinação de gado, no programa de erradicação da febre aftosa em nosso município, os trabalhos estão indo à todo vapor. São várias equipes espalhadas nas zonas rurais deste município e que já vacinaram um bom quantitativo de cabeças de gado, em vários distritos. Mas... e as estórias e histórias? Tem cada uma! Putz, daria um bom livro de "causos" do interior. Essa turma não é facil mesmo. Aproveito para contar uma: Um amigo, de uma equipe de trabalho que pretendo manter no anonimato, me contou essa: - "Andre, trabalhar com os amigos produtores e pecuaristas faz com que a gente aprenda bastante!", me disse um amigo. E aí eu perguntei: - Me dê um exemplo? - "Hoje, quando nós vacinávamos um total de quinze cabeças de gado numa pequena propriedade, o dono da mesma, no final das vacinas, veio nos trazer uns bons pedaços de queijo, cafezinho, rosquinhas e tapiocas! e agradeceu muito" Explicou o meu amigo. E aí eu disse: - Que legal! Imagino os grandes proprietários de gado vacum então! Devem ser bem solícitos! Ao escutar as minhas palavras, o meu amigo fez logo uma cara de aborrecido e disse:- " Que nada! Aprendi também que quanto mais dinheiro o pecuarista tem e mais cabeças de gado possui no pasto, mas mendigo e sovina ele fica! Eu retruquei: - Tá doido cara! Não ganhou, de gratidão pelos seus serviços, nem um queijinho, um requeijão, natas, doce de leite ou outro produto leiteiro qualquer? Meu amigo disse: -Só para se ter ideia, em um local que nós fomos (não posso revelar), era tudo moderno, tinha báia limpa, telhado, ventilação, rampas, gradis, produção de leite mecanizada, pasteurização, embalagem à vácuo e muito mais. No entanto, depois da vacinação das 700 cabeças de gado, achávamos que iríamos ter boas surpresas e... Já curioso, eu o interrompi: - E... acabou ganhando um aperto de mão e um muito obrigado? O meu amigo, já com jeito de enfezado, me respondeu: - P...nenhuma! O cara veio em nossa direção para perguntar se já havíamos acabado o serviço pois tinha que abrir a porteira para a gente ir embora!. Não abriu nem a mão para dar um tchauzinho! Deste episódio, acabei aprendendo mais uma lição hoje: não chorei pelo leite derramado, pois nem sequer colocaram a mão no saco?! Este foi mais um dos "causos" contados neste blog! E como dizia o "Pantaleão", um dos diversos personagens feitos por Chico Anísio: - Não foi verdade, Terta?

Nenhum comentário: