domingo, 21 de novembro de 2010

LOCALIDADE DE BARCELOS, EM SJB, TERIA SEU NOME POR CAUSA DAS TORRES DOS PAÇOS DOS CONDES, EM BARCELOS, PORTUGAL?

Foto: Os Paços dos Condes, em Barcelos, Portugal, remontam um castelo que tinha várias torres (chaminés) tubulares e que hoje é um museu arqueológico. Uma coincidência com a Usina Barcelos, de São João da Barra, por sua alta torre? Sei que não tem nada a ver, mas é uma curiosidade de nossa terra co-irmã.
CURIOSIDADE HISTÓRICA? A ORIGEM DA LOCALIDADE DE BARCELOS, EM SÃO JOÃO DA BARRA, SERIA ALUSIVA ÀS TORRES DA USINA BARCELOS EM RELAÇÃO ÀS TORRES DOS PAÇOS DOS CONDES, OU SERIA PELA ASCENDÊNCIA DO BARÃO DE BARCELOS EM RELAÇÃO AO CONDADO? Tudo não passa de uma brincadeira, mas que o fato nos chama a atenção, ah chama! A imagem acima é de um castelo apalaçado característico dos fins da Idade Média, construído na primeira metade do séc. XV, por D. Afonso, 8º Conde de Barcelos, 1º duque de Bragança. As suas 4 chaminés com altos canudos simbolizavam a casa mais rica de Barcelos.

Faltam às ruínas de hoje algumas partes importantes deste castelo apalaçado, tais como a torre que se prolongava sobre a entrada da ponte e 3 das 4 chaminés com canudos altos.

A sua ruína ter-se-á iniciado a partir do séc. XVIII.

Instalado neste espaço, o Museu Arqueológico de Barcelos foi criado oficialmente em 1920. Já antes desta data se utilizava a área das ruínas do Paço dos Condes para guardar peças lícitas de cariz arqueológico que eram encontradas por todo o concelho, de épocas muito distintas, fruto de achados ocasionais ou provenientes do desmantelamento de monumentos arquitetônicos. Do seu espólio destaca-se ainda o Cruzeiro do Galo, ex-libris de Barcelos.

Fonte: Câmara de Barcelos, Portugal.

Nenhum comentário: