Foto: Andre Pinto, um amante de ferrovias, conhecendo de perto uma locomotiva em funcionamento, no circuito turístico São Lourenço - Soledade, em Minas Gerais. Crédito da foto: Cecília Pinto.
ESTRADA DE FERRO SÃO JOÃO DA BARRA - FINAL DA LINHA E INÍCIO DOS SONHOS!
Foto: Esta cópia de foto me foi doada, tempos atrás, por Carlos Sá e nela identificamos um "carramanchão" na praia de Atafona, onde as senhoras e senhores que vinham de Campos para a praia, se refrescavam e aguardavam até a saída do trem da estação de Atafona.
Foto: Parte da história da ferrovia Campos - São João da Barra, da Companhia Leopoldina Railway é contada por João Oscar, no livro "Apontamentos para a História de São João da Barra".
Foto: Estrada de terra entre São João da Barra - Atafona cheia de "Fordecos" ônibus levando gente para a praia. Notam-se ao lado esquerdo da foto ,a linha de trem da Companhia Leopoldina Railway e ao fundo as palmeiras Imperiais. Crédito da foto: busca no Google. Sem identificação prévia de autoria.
Foto: Estação de Atafona, com uma réplica de um vagão de época, que virou um vagão restaurante. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estação de Atafona, com uma réplica de um vagão de época, que virou um vagão restaurante. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estação de Atafona, com uma calçada de pedra de cantaria com 12 cm de espessura. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: A foto foi tirada num tempo em que a estação era usada para ser um restarante do Picadilly, no verão de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto.
"CANICO" FERNANDES E AS HISTÓRIAS DE NOSSO TREM SANJOANENSE


O QUE O ESCRITOR CÉLIO AQUINO ESCREVEU SOBRE O NOSSO TREM ?
Foto: Amigos aguardavam a vez de receber os autógrafos de Célio Aquino na Estação das Artes, antiga estação da Leopoldina Railway da sede de SJB. Crédito da foto: Andre Pinto.
" A partir do momento em que a Estrada de Ferro Leopoldina estendeu as suas linhas até São João da Barra, o seu povo passou, obviamente, a ter maior facilidade de locomoção, habituando-se, por isso mesmo, a viajar mais - a Campos, em especial. Logo os comerciantes locais sentiram as consequências dessas constantes viagens dos habituais fregueses à terra de Benta Pereira, como seria natural...Tanto as lojas como os armazéns e até farmácias da cidade ficaram às moscas. E olhe que o comércio praiano naquele tempo não era dos piores, como vimos. Mas Campos oferecia - além do passeio - melhor chance de escolha, como ainda hoje acontece. Assim, o comércio sanjoanense foi caindo, caindo, até ficar reduzido a uma loja ou duas , no máximo, a uma farmácia só, e a umas poucas vendinhas. Por muitos anos, ainda, permaneceram o Novo Hotel, próximo à estação da Leopoldina, e o de Domingos Crespo, na Rua Direita." (página 27).
O nosso querido "Barão de Cedaqui", grande amigo Célio Aquino, escreveu em seu livro "Minhas Histórias de São João da Barra" o seguinte sobre a nossa ferrovia:
Foto: O escritor sanjoanense João Oscar, falecido em 2006, contava muitas "estórias" e histórias do trem que vinha de Campos para São João da Barra. Na foto uma turminha bem legal aprendendo a história do trem. contada por João Oscar, no SESC Mineiro de Grussaí.Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estação de Atafona, que virou um restaurante, tempos atrás. Crédito da foto: Ralph M. Giesbrecht.
TREM DE SÃO JOÃO DA BARRA PARA O PERÚ
No Jornal Quotidiano deste mês, li uma notícia de que a nossa antiga linha férrea será reativada para ligar-se com os entrocamentos de outros ramais do Estado do Rio e há estudos até de se fazerem conexões com o Perú, tudo por causa do Porto do Açu! Será que tal empreendimento, - de construção de malha férrea - tomaria como uma das medidas compensatórias "bancar" a produção literária de nossa história da "Leapoldina Railway e nossas estações"??? Essa vou cobrar pessoalmente da FCA- Ferrovia Centro Atlântica, quando houver Audiência Pública!!! Sonhar não custa nada...
Tudo pelo resgate histórico!
SÃO JOÃO DA BARRA EM SEMINÁRIO SOBRE TRENS TURÍSTICOS
UMA VISITA PROGRAMADA À ANTIGA ESTAÇÃO DE ATAFONA
UM RESTAURANTE TEMÁTICO QUE RELEMBROU O TREM DE ATAFONA
A estação de trem de Atafona, serviu, durante alguns anos, como restaurante temático e o número de turistas que visitavam o local era satisfatório. Para se ter ideia, o restaurante temático, tinha toda uma ambientação voltada ao tema ferrovias. Desde a iluminação, vagaão restaurante, até o próprio cardápio. Tanto a arquitetura como a arte do cardápio foram criações do arquiteto Victor Aquino, hoje Secretário Municipal de Planejamento. No final do cardápio há uma linda poesia sobre Atafona também.
Foto: Parte interna do cardápio cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
Foto: Especialidades contidas em uma das várias páginas do Cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
Foto: Uma poesia sobre atafona, na página final do Cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
Foto: Frente do cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
Foto: Parte interna do cardápio cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
Foto: Especialidades contidas em uma das várias páginas do Cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
Foto: Uma poesia sobre atafona, na página final do Cardápio do Restaurante Estação de Atafona. Gentileza do Sr. Normando Martins.
SILVA COUTINHO - O ENGENHEIRO SANJOANENSE DAS FERROVIAS DO IMPÉRIO

Nenhum comentário:
Postar um comentário