quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA COM TRÊS TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTADOS NO IFF DE MACAÉ

Foto: Os corredores do IFF de Macaé ficaram preenchidos de trabalhos acadêmicos que entrarão para as publicações do evento. Crédito da foto:Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Andre Pinto, do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, apresentou o trabalho acadêmico feito em conjunto com Carla Cardoso e Alex Firme, no IFF de Macaé. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: Marco Antônio Manhães Pacheco, Técnico Ambiental da SEMASP, arruma o "Pôster" na baia para ser visitado pelos seminaristas. Crédito da foto: Alex Firme.
Foto: Membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP expuseram o "Poster" número 1 do corredor de pôsteres, do Projeto Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul para examinadores, como o professor de mestrado do IFF, o Sr. Luiz Pinedo de Quinto. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Foto: O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente de SJB, Alex Firme, conheceu no seminário mais um trabalho acadêmico de um grupo de estudantes de mestrado do IFF, que relata o abastecimento da água do quinto e sexto distritos de São João da Barra. Crédito da foto: Marco Pacheco.
Foto: O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP juntamente com a mestranda em Engenharia Ambiental, Caroline Tudesco, que apresentou no IFF de Macaé um belíssimo trabalho sobre a Lagoa Salgada, localizada no Quinto Distrito de São João da Barra-RJ. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
TRÊS VEZES SÃO JOÃO DA BARRA!
São João da Barra apresentou hoje o trabalho acadêmico "Quando educação e preservação ambiental caminham juntas: um estudo de caso sobre o projeto Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra” no II Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos: água, vida e tecnologias” e “III Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego: sobre Políticas Públicas e Gerenciamento de Recursos Hídricos”, no Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Macaé. O trabalho acadêmico retratou a experiência do projeto de educação ambiental Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul, realizado em São João da Barra desde março de 2010, com apoio da Prefeitura Municipal e que está em andamento, com agendamento de novas saídas. O trabalho tem como autores a jornalista e mestranda em Cognição e Linguagem, pela UENF, Carla Cardoso, o assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP, André Pinto e o sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme. O EVENTO O evento está reunindo diversos estudos voltados à questão da preservação ambiental e colabora para a difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional, que vêm sendo desenvolvidas a nível nacional e internacional, adaptáveis à realidade da região. Seu início foi no dia 10 e vai até o dia 13/11, com as saídas técnicas, uma delas para o Porto do Açu, em São João da Barra.
TRABALHOS QUE ENVOLVEM SÃO JOÃO DA BARRA
Além do trabalho acadêmico do Projeto Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul, o muinicípio de São João da Barra também foi abordado pela importância da Lagoa do Salgado e também trabalho acadêmico com estudos de distribuição de água potável nas escolas do sexto e quinto Distritos, todos estes trabalhos apresentados para avaliadores, na forma de "Pôsteres". Já O Porto do Açu, entrou na pauta de discussões da mesa redonda número 2, cujo tema foi a questão de gerenciamento na zona costeira brasileira. O avaliador do trabalho acadêmico apresentado pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e Secretaria Municipal de Comunicação, foi o Sr. Luiz Pinedo de Quinto, professor de extensão de mestrado do IFF. Vários seminaristas visitaram o "Poster" do Projeto Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul e a SEMASP agendará uma saída, muito em breve, para trabalhar com as escolas do município e instituições de pesquisa. RETROSPECTIVA DO PROJETO CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA O Projeto criado em 22 de março de 2010 - no dia Mundial da água e no dia Municipal do Rio Paraíba do Sul - realizou 06 viagens com escolas municipais, obtendo resultados satisfatórios para auxílio da educação ambiental não formal. Por suas atividades desenvolvidas, o Projeto já foi reconhecido pelo: - Jornal ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - Revista Somos - Jornal Folha da Manhã - Inter TV - Rede Record

Nenhum comentário: