domingo, 14 de novembro de 2010

SANJOANENSES NA BIENAL DO LIVRO EM CAMPOS

Foto: As jovens escritoras Eloína Pinto (São João da Barra) e Liliany Acruche (São Francisco do Itabapoana) na Bienal do Livro, em Campos. Talentos que vem de berço! Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: A sanjoanense Luiza Gomes Terra participou da tarde de autógrafgos da escritora Thalita Rebouças. Crédito da foto: Jornalista Mônica Iris.
Foto: A sanjoanense Stéphanye da Silva Gomes dos Reis também participou da tarde de autógrafos com a escritora Thalita Rebouças, no Café Literário da Bienal do Livro, em Campos. Crédito da foto: Jornalista Mônica Iris.
Foto: Milhares de pessoas frequentaram a Bienal do Livro em Campos dos Goytacazes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Entrada principal do evento. Notam-se as pessoas com muitas compras do evento. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Estudantes sanjoanenses na entrada da Bienal do Livro em Campos. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Andre Pinto acompanhou o evento neste sábado e encontrou com sua filha, que estuda no DOFEC, na saída da Bienal. Crédito da foto: Eloína Pinto.
Foto: O Professor Marcos Alessandro, um exímio historiador do Colégio Estadual Newton Alves, esteve presente ao evento com sua linda filha e recebeu das mãos de Andre Pinto dois exemplares das obras do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar. Crédito da foto: Eloína Pinto.
TENDÃO DA CULTURA SOB AS BENÇÃOS DE SÃO SALVADOR A sexta edição da Bienal do Livro em Campos dos Goytacazes superou o número de visitantes das últimas edições. Quem foi ao evento neste início de final de semana e feriado comprovou este fato. Muitas tendas (estandes) montadas no interior da grande "lona", o aproveitamento dos espaços, ambiente bem organizado e com as bençãos de São Salvador. Tudo isso deu o tom do sucesso do evento que atraiu gente de tudo que era canto do país.
Muitas editoras expuseram os seus materiais, com muitos lançamentos e novidades para todos os gêneros e gostos. De revistas especializadas à gibis, o consumidor podia achar o que pretendia, ou não, induzidos pela massa consumista das lojas com promoções variadas. SÃO JOÃO DA BARRA NA BIENAL DO LIVRO A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra incentivou a ida dos estudantes e professores ao evento e disponibilizou os ônibus escolares para tal. Entre as escolas que participaram, cito aqui o Educandário Santa Cecília, Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa e Elysio Magalhães. Creio que tivemos mais escolas no circuito também. Essas excurssões culturais só vem a reforçar o desempenho intelectual dos estudantes que adentram no mundo real e imaginário da boa leitura. Vários estudantes estavam fascinados com o que viram e segundo a geração "teen" de São João da Barra, entre os livros mais consumidos, foram os da linha "Fala Sério Professor..." , de Talita Rebouças, que inclusive teve tarde de autógrafos na Bienal de Campos. Para Stéphanye Gomes dos Reis, que estuda na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, o evento foi maravilhoso pois ela encontrou muitas amigas e viu muitos livros interessantes, além dos diversos dicionários sobre a língua portuguesa, comentou. A professora Odila, da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, elogiou o evento e disse que os estudantes estavam muito animados com que viram durante o passeio cultural dentro da Bienal do Livro. PRESENÇA DE LIVROS DE ESCRITOR SANJOANENSE NA BIENAL
Foto: Andre Pinto com os amigos e amigas da Academia Pedralva de Letras de Campos. Crédito da foto: Eloína Pinto.
O filho mais novo do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar, esteve presente ao evento, e fez a sua base no melhor estande da Bienal - a Academia Pedralva de Letras de Campos - e levou diversos exemplares das obras deixadas por este historiador. Para Andre Pinto, estas obras ( "A Saga de Um Herói Negro" e "Juventude Vermelha") repercutem no interesse das pessoas e muitos acadêmicos ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-las. Um desses agraciados pela lembrança das obras de João Oscar foi o escritor Hélvio Santafé, um atafonólogo de coração e que tem umas das vivendas mais bem conservadas naquele balneário turístico.
Foto: Andre Pinto com Roberto Acruche e Hélvio Santafé na Bienal do Livro, em Campos dos Goytacazes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Helvio Santafé editou várias obras, entre elas, o Vento Nordeste - um livro que relata um pouco da história e fatos do Balneário de Atafona. Outro livro de Santafé e que menciona sanjoanenses é o sobre esportes de Campos. Neste livro, entre outras tantas curiosidades esportivas tem uma página exlusiva em homenagem aos jogadores sanjoanenses Elcio Beiruth, Jorge Sena e César.
Foto: Andre Pinto ganhou um livro do Hélvio Santafé e entregou duas obras de João Oscar. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.
Um outro escritor que recebeu as obras de João Oscar foi o Ricardo Gomes. Para Ricardo, a Bienal de Campos não poderia ser melhor com a participação das obras do saudoso escritor sanjoanense, João Oscar. Ricardo, anos atrás, foi na palestra de André Pinto na Academia Campista de Letras e dali surgiu uma boa amizade com o filho do autor e passou a ser um admirador do escritor João Oscar.
Foto: Andre Pinto com o escritor Ricardo Gomes. Crédito da foto: Eloína Gomes Pinto.
O jursita aposentado, Dr. Thelmo Albernaz, também foi um convidado especial que recebeu das mãos de Andre Pinto os dois exemplares das obras de João Oscar. O Dr. Thelmo é o atual secretário da Academia Pedralva de Letras e fará constar em ata a participação das obras de João Oscar na sexta edição da Bienal do Livro em Campos e junto ao estande da Pedralva. No estande da Academia Pedralva de Letras, Andre Pinto encontrou com grandes amigos como os escritores e historiadores Roberto Acruche, José Rangel e Heloísa Crespo. Entre bate-papos agradáveis e leituras das poesias ambientais sobre o mangue, florestas, e pássaros, feitas pelo abençoado Roberto Acruche, o tempo parecia não passar nunca. Uma maravilha! ACADEMIA PEDRALVA "TEEN" As estudantes Eloína Gomes Pinto e Liliany Acruche, que curtiram a Bienal e fizeram uma grande amizade dentro do estande da Academia Pedralva de Letras, já pensam no seu futuro literário. As jovens escritoras, cuja habilidade vem de berço, pretendem editar no futuro os seus próprios livros, mas ainda não sabem que temas abordarão. Segundo comentários dos presentes, poderão surgir nas mãos destas jovens escritoras, livros voltados à poesia. Temos que incentivar sempre! Foto: ELoína Gomes Pinto é neta do saudoso escritor João Oscar e Liliany Acruche é filha do escritor Roberto Acruche. Crédito da foto: Andre Pinto. Os corredores da tenda da Bienal estavam lotados de gente para tudo que era lado. Vi muitos conterrâneos que foram visitar o evento e quem eu conseguia falar, acabava dando um presente com as obras de João Oscar. Ganhei muitos livros dos amigos escritores e voltei para São João da Barra com a ampliação de meu acervo histórico. Valeu Bienal! Até a próxima!

Nenhum comentário: