sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SJB - O SINO DA NAVEGAÇÃO AGORA SE TORNOU O SINO DO TREM

Foto: O sino do trenzinho de "Nonozinho" tem um valor histórico e religioso para os sanjoanenses! Gravado no sino, descobri uma inscrição histórica: "Aquidabã - 1810" pertencente ao navio que salvou a Igreja Nossa Senhora da Penha em 1906, da grande cheia do Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: O trenzinho de "Nonozinho" que fica na mesma garagem de sua mais nova criação: Um Bugatti que desfilará neste sábado, com a presença da TV Record Campos! Imperdível! Crédito da foto: Andre Pinto.
Quem nunca andou no trenzinho de "Nonozinho", em São João da Barra, que atire a primeira fagulha nos trilhos da emoção! Andar no trenzinho de "Nonozinho" é meramente voltar ao passado e imaginar como era viajar numa ferrovia de planície. O trenzinho do "Nonozinho" é mais um equipamento turístico de sucesso em São João da Barra que tem a finalidade de relembrar, com saudosismo, os tempos em que nosso município serviu à uma das linhas férreas da Companhia Leopoldina Raiway, com várias estações em seu percurso. As crianças e adultos adoram dar um passeio na mesma, pelo centro da cidade. No vidro dianteiro "Nonozinho" faz questão de frisar: "CRIANÇA CARENTE NÃO PAGA!". Como dito em outras matérias neste blog, o trenzinho tem um sistema que solta até fumaça (em pequena quantidade, é claro), coisa de Professor Pardal!. O que me chamou a atenção hoje, foi a inscrição identificada no sino do trenzinho do "Nonozinho", no momento em que eu e o Bruno Costa fazíamos, na garagem de "Nonozinho", uma matéria sobre o Bugatti que "Nonozinho" inaugurará amanhã às 14 horas, com a presença da TV Record, desfilando pelas ruas da cidade. O SINO DE UM NAVIO QUE POUCOS CONHECEM A HISTÓRIA Nonozinho tinha um sino guardado em sua casa, desde a época da mocidade de "Nonô Carcereiro", seu amado pai, mas nunca se deu conta do que era realmente, pois só sabia que tinha sido de um navio daqui de São João da Barra. O sino do trenzinho de "Nonozinho" tem a inscrição "Aquidabã - 1810". Pois bem, a indicação histórica de Andre Pinto, leva a crer que o sino em questão tenha pertencido ao navio aquidabã* , que foi afundado propositalmente em 1906, por coronéis sanjoanenses como Nelson Zuany Delfim Pereira, Cintra e outros, nos fundos da Igreja Nossa Senhora da Penha, para salvar a igreja da enchente de 1906. Deu certo. O navio está abaixo de terra, onde hoje está o jardim da casa de eventos daquela igreja e o rio desviou-se para o seu lado norte.
Foto: Navio Aquidaban, que foi colocado nosa fundos da Igreja Nossa Senhora da Penha, em 1906, em Atafona, para desviar a enchente do Rio Paraíba do Sul. Foto extraída do livro "Apontamentos para a História de São João da Barra", de João Oscar Amaral Pinto.
Não tínhamos, até então, notícias da destinação de seu sino histórico, mas a partir de hoje, com essa descoberta feita, sabemos que o trenzinho do "Nonozinho" leva um amuleto muito importante, qual seja, o sino do valente navio Aquidabã, que ajudou a salvar a Igreja de Nossa Senhora da Penha das enchentes de 1906! Êta terra para ter história! Agora o trenzinho de "Nonozinho" terá mais uma história para contar, com as bençãos de Nossa Senhora da Penha! *(não é o navio Aquidabã que explodiu para as bandas de Angra)

Nenhum comentário: