domingo, 7 de novembro de 2010

LAGOA SALGADA - TURISMO CIENTÍFICO E DE SAÚDE

Foto: Na localidade de Alto Cardeiro, quinto Distrito de São João da Barra - RJ - existe a placa do Projeto "Caminhos Geológicos", do Departamento de Recursos Minerais - DRM-RJ, indicando o sítio Geopaleontológico. Na foto: Andre Pinto, Cecília Pinto e Walmir Lopes Baldino. Crédito da foto: Alex Firme.
Foto: TV Record Campos voltou à Lagoa Salgada para conhecer desta vez o turismo científico e de saúde. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Técnico Agrícola.
Foto: Andre Pinto e Cecília Pinto - cobaias na utilização da lama medicinal da Lagoa Salgada. Na margem da lagoa, a presença dos fósseis "estromatólitos". Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Técnico Agrícola.
Foto: Andre Pinto espalha a lama medicinal em suas mãos e o resultado espantou aos presentes. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino - Técnico Agrícola.
Foto:O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Alex Firme, também foi cobaia na utilização da lama medicinal da Lagoa Salgada, neste sábado. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino. Foto: Uma foto de recordação da visita científica do dia 06/11/2010. Agradecimento aos agentes da Defesa Civil Municipal de SãoJoão da Barra. Crédito da foto: Walmir Lopes Baldino.
TV RECORD CAMPOS FEZ DOCUMENTÁRIO NA LAGOA SALGADA Mesmo neste sábado chuvoso, com a presença de fortes ventos, não foram obstáculos suficientes para impedirem uma visitação científica na Lagoa Salgada com foco no Turismo de Saúde. A equipe da TV Record Campos - com o cinegrafista Roberto e a jornalista Diane - esteve conhecendo a história da Lagoa Salgada, cujo nome foi dado pelos Sete Capitães, como também a presença de estromatólitos carbonáticos e a sua importância científica para a formação do planeta terra. A pauta da reportagem da Record Campos ficou mais enriquecida quando Andre Pinto mostrou as possibilidades do turismo de saúde que a Lagoa Salgada poderá propiciar, uma vez que o material orgânico lá existente, em certos pontos da referida lagoa, se comparam às do Mar Morto, no Oriente Médio. Esta observação foi obtida por Andre Pinto quando foi guia em turismo científico em condução à uma cientista da UNIRIO, especialista em geologia, que visitou a Lagoa Salgada, anos atrás. Andre Pinto, depois que explicou, na reportagem, a importância dos estromatólitos na formação do planeta terra e as primeiras formas de fotossíntese através de processos fisico-químicos, fez a demonstração para a TV Record Campos de como se deve utilizar a "lama milagrosa" que é um excelente esfoliante e hidratante. Os presentes à visitação ficaram impressionados com os rápidos resultados obtidos nas mãos de Andre Pinto e sua mãe Cecília Pinto. É uma riqueza que deve ser mais estudada e utilizada com as diretivas sustentáveis, como é feito no Mar Morto, afirmou Andre Pinto à imprensa. É bem verdade que estudos mais aprofundados devem ser obtidos sobre a "Lama Medicinal" da Lagoa Salgada, mas o seu poder esfoliante e hidratantes são verdadeiros, latentes. Uma prova disso foi a busca de informações por empresas estrangeiras (japão e França) ligadas à indústria de cosméticos. Na próxima semana, Andre Pinto vai levar amostras do material para laboratórios credenciados, para se fazerem analises mais contundentes. A reportagem deverá ir ao ar nesta segunda-feira, 08/11, no programa "Balanço Geral" ao meio dia, ou no jornal das 19 horas, ambos no canal da Record local.

Nenhum comentário: