domingo, 21 de novembro de 2010

HISTORIADORA PORTUGUESA, EM CONTATOS COM OS BLOGS DE ANDRE PINTO E ROBERTO ACRUCHE PARA LEVANTAMENTOS DA HISTÓRIA DA FAZENDA DO LARGO

Realmente os blogs são excelentes ferramentas para o conectividade mundial, se bem utilizados e e se utilizados para o bem. Uma dessas alegrias foi saber que pesquisadores ao redor do velho mundo acabaram entrando em contato conosco em busca de informações e até mesmo de suas origens, em solo sanjoanense, fazendo o caminho inverso ao da colonização do Brasil. Não é de hoje que o Blog de Andre Pinto tem ajudado aos diversos historiadores e pesquisadores, sejam eles do Brasil ou do exterior. Vários trabalhos acadêmicos, teses e monografias tiveram a colaboração das matérias deste blog. Estudiosos da UENF, IFF, UNIRIO, UFF e outras instituições, inclusive, Consultorias Ambientais como a Ecologus e outras, sempre contaram com algumas informações sobre o nosso município, sejam pelas ricas histórias, questões sociais, econômicas ou ambientais, extraídas do blog ou fornecidas por Andre Pinto. Desta vez, o blog conta com um pedido além-mar. A pesquisadora Leda, residente em Portugal, está fazendo levantamentos sobre a Fazenda do Largo e a escravidão. O seu avô, foi criado nela quando criança e depois foi para Portugal. Segundo Lêda, ela vem pesquisando o tema há seis anos e quando descobriu o blog de Andre Pinto na internet, sentiu uma grande felicidade e a esperança de obtenção de maiores informações. Andre Pinto já está fazendo as pesquisas de praxe e também convidou o escritor Roberto Acruche para a empreitada histórica. O Convite à Andre Pinto para ida à Portugal já foi feito pela Sra. Leda e os laços de amizade e pesquisa estão se intensificando a cada dia. Em breve deverá sair um bom trabalho histórico por aí! Veja abaixo a comunicação de Leda Silva com o Blog de Andre Pinto: "Prezado Senhor
Resido em Portugal e já há cerca de 6 anos dedico-me a pesquisar antigos proprietários da região Norte Fluminense, com ênfase para São João da Barra, a família Rocha /Lobo e a historia da Fazenda do Largo, que é citada na Enciclopédia da Diáspora Africana, no verbete São João da Barra. Descobri também que foi desapropriada pelo Decreto Nº 27.015 de 23 de Agosto de 2000.
Tomo a liberdade de enviar este e-mail na esperança de que com seus conhecimentos sobre factos e familias da região possa, quem sabe, indicar-me algum livro, locais ou mesmo pessoas que possa contactar.
Estou realmente com grande dificuldade em prosseguir com minhas pesquisas.
Agradeço antecipadamente qualquer indicação que possa prestar.
Cumprimentos
Leda Silva"
PESQUISAS DA DESCENDÊNCIA BARÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA TAMBÉM ESTÃO EM ANDAMENTO. Andre Pinto também vem ajudando à uma pesquisadora de Niterói na identificação da árvore genealógica do Major José Alves Rangel, que foi agraciado por D. Pedro II, com honras de Grandeza, como Barão de São João da Barra. Segundo a pesquisadora, tem pontos históricos na árvore genealógica em que nomes se confundem, como um senhor de engenho que aparece num livro e em outro livro aparece como capitão do mato. São fatos históricos que precisam ser desvendados para que não se cometam erros, frisou Andre Pinto.

Nenhum comentário: