quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PINHÃO MANSO PODE SERVIR PARA DECORAÇÃO DE INTERIORES

Foto: Uma folha de plátano - símbolo do Canadá. Esta árvore é encontrada em algumas cidades turísticas de serras do Brasil, à exemplo de Campos do Jordão - SP. É uma espécie exótica (não é nativa do Brasil). A folha se parece com o pinhão manso (veja imagem abaixo). Fonte: http://www.vidanocanada.blogspot.com/ Foto: Pinhão manso, seu arbusto, folha e semente. Imagem extraída do sítio http://www.uff.br/
A utilização do pinhão manso para decoração de interiores
Com o avanço da tecnologia mundial em busca da redução do consumo de combustíveis fósseis, surgiram as pesquisas de utilização dos biocombustíveis, que dão excelentes óleos extraídos de vários vegetais a exemplo dos girassóis, mamonas e pinhão manso.
O pinhão manso, em especial, é uma planta exótica muito interessante e diga-se de passagem, bonita para decoração de interiores (principalmente de locais de clima quente e úmido, altamente adaptável à planície Goytacá), fato que descobri por acaso. Adquiri uma muda de pinhão manso no Horto Municipal de São João da Barra, no final do ano passado, pois fui conhecer de perto o projeto piloto de geração de renda alternativa com a produção do pinhão manso no território sanjoanense, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra, que é fabuloso.
Ganhei uma muda e a mesma foi colocada no meu jardim junto à folhagens, samambaias e outros pequenos arbustos. O que me chamou a atenção foi que as folhas do pinhão manso se parecem muito com as folhas da árvore chamada "Plátano", muito destacadas na cidade de Campos dos Jordão - SP. Meu irmão Luiz Alberto cultiva em Teresópolis - serra dos Órgãos - árvores de plátano que dão um espetáculo muito bonito no inverno. Muito conhecidas, As folhas de plátano são aquelas que deram a imagem de fundo da bandeira do Canadá. Mas as folhas do pinhão manso têm uma semelhança incrível com as folhas de plátano, e por se adaptarem tão bem ao clima quente, ao contrário do plátano que é típico de serras, pode ser explorada como enfeites de jardins por sua beleza, fácil manuseio e transporte (se adapta à pequenos vasos) e não tem muitas folhas para sujarem varandas, corredores ou áreas internas. Ah, não precisa regar todo dia! Até no escritório fica legal e aguça a consciência ambiental em prol do biocombustível.
Taí a minha dica. Procure o Horto Municipal de São João da Barra para conhecer melhor o pinhão manso, o nosso "plátano das regiões quentes" e pegar mais informações.
* Por Andre Pinto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi! Tudo bem? Com certeza muito interessante o pinhão manso em paisagismo, mas olha, eu tenho inclusive fotos de plantas antiquissimas de pinhão manso em terrenos e fundo de quintais, e ele se transforma numa árvore monstruosa, a planta também exala um odor característico muito forte. Valeu! Até mais!