terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CHUVAS - SÃO JOÃO DA BARRA CORRE CONTRA O TEMPO

Foto: Caminhão limpa-fossa vem trabalhando ininterruptamente com mais demanda desde 18 de dezembro de 2008, início das fortes chuvas de verão em São João da Barra. Foto de André Pinto.
SÃO JOÃO DA BARRA ENFRENTA PROBLEMAS DE ALAGAMENTO
Com as fortes chuvas acumuladas deste final do ano de 2008 e com as chuvas que se iniciaram em 2009, em grande índices pluviométricos, o solo sanjoanense tem absorvido muita carga D`água e este acaba por induzir ainda mais a elevação do nível de lençol freático em quase todo o município de São João da Barra, propiciando alagamentos difíceis de serem controlados. Algumas bacias de drenagem, que estão uniformes são mais fáceis de se escoarem. O problema é quando são encontradas várias microbacias bem próximas umas das outras e com muitos obstáculos entre elas (construções, ruas, estradas etc), aí, o trabalho acaba ficando mais lento. Não se pode escoar águas de uma rua e mandar para outra, pois só vai trocar o problema de endereço.
Mesmo com chuva ou em tempo de estiagem provisória, muitas frentes de trabalho foram colocadas pela municipalidade para que a população seja atendida de forma emergencial, mas a demanda tem sido muito grande, principalmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com relação à pedidos de caminhão de areia para se fazerem aterramentos em áreas alagáveis que já se mostram vulneráveis à outras chuvas que estão por vir. A demanda do Caminhão limpa-fossa tem sido bem exigida pela população também. O Caminhão limpa-fossa tem trabalhado sem parar, mas há casos em que não adianta nada o trabalho de sucção de águas, pois, estando o lençól freático alto, o serviço é perdido pela volta da mina d`água em poucas horas.
Com as chuvas de ontem, 05/01/09, vários são os casos de alagamentos de propriedades e residências em São João da Barra, destacando-se alguns mais sérios com a entrada de água dentro de casas que ficam em locais extremamente alagadiços. Foi o caso da residência de Dona Cecília próximo ao Estádio Manoel José Viana de Sá , na sede, que está com muita água em sua residência e tem ainda pessoa com necessidades especiais que reside no local. A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada para a ajuda no local.
A Defesa Civil Municipal tem feito o possível e impossível para ajudar a todos, mas com a demanda de grande fluxo de turistas, neste verão, a cidade passou a receber muitos moradores ocasionais e muitos deles com problemas de alagamentos e entupimentos de fossas.
Vários mangotes e bombas de sucção foram colocadas pela municipalidade em vários pontos de São João da Barra, assim como a colocação de manilhas de diversas medidas, no propósito de direcionarem as águas acumuladas a um caminho mais seguro para o rio, córrego ou lagoas.
PROBLEMAS DE ESGOTAMENTO
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá, em muito dos casos, para se fazer uma intervenção nas estações de recalque de esgoto misto, deve-se esperar o tempo firmar, sob pena de gerar ainda mais transtornos à população sanjoanense. Pede, Marcos Sá , um pouco de paciência aos que moram perto de bombas de recalque que foram danificadas com as fortes chuvas, que têm a finalidade de escoarem em rede mista, as águas pluviais e o esgoto doméstico para as estações de tratamento. O Caso da Rua João Francisco de Almeida próximo ao número 600 ( Imediaçãoes do Armazém de D. Gessi e Casa de Ailton de Falecida Amelinha) é a prova disso. No local sempre houve problemas de alagamentos, que faz subir o esgotamento que é bombeado para a ETE - da beira rio. Várias intervenções já foram feitas no local, mas que não tem resolvido a contento. Os moradores das casas desta rua até construíram calçadas altas e barreiras de concreto armado nas entradas de suas casas no propósito de se evitar inundações, o que muitas vezes não funciona por causa dos ralos que acabam recebendo as águas da rua pela força da gravidade.
Vamos aguardar com paciência a melhora do tempo, para que os trabalhos mais complexos sejam executados para o bem-estar da população.
-----------------------------------------------------------------
Este Blog pede encarecidamente aos munícipes que não joguem lixo nestes buracos abertos pela força das chuvas como alguma forma de repudiar a demora de um serviço qualquer que a municipalidade ainda não fez. Vamos cooperar como verdadeiros cidadãos! A demanda tem sido grande.
*Andre Pinto

3 comentários:

Anônimo disse...

Andre,

Sinceramente! Colocar a responsabilidade por este caos que atinge SJB e, também, Grussai - vide desabafo de um veranista no Blog do Roberto Moraes - na variação climática é tapar o sol com peneira.

Todos sabemos que nesta época chove muito. E o que foi feito para solucionar o problema da drenagem das aguas. Nada! Absolutamente nada que pudesse realmente amenizar esta situação.

Bom. Agora é colocar bomba de sucção e torcer para o verao passar e a população esquecer.

Sinceramente! Enquanto esta Prefeita não se apoiar em uma equipe realmente técnica, Nada vai acontecer e Viva ao "Chico Mumunha" !!!

Estou de saco cheio.

Anônimo disse...

Lamentável que uma prefeitura com tantos recursos de royalts como a de SJB não possa locar mais caminhões de esgotamento de fossas para atender à população de aos veranistas que querem abrir suas residências nas praias, aquecendo a economia local e não podem. Ainda mais pq o poder público municipal ten sua parcela de responsabilidade pela inércia da CEDAE que até hoje não investiu em rede de esgoto na região. Visão mesmo tem os governantes de SC que apesar de toda a tragédia estão investindo firme na reestruturação da infraestrutura com vistas nos recursos econômicos que vêm com os turistas.
Rogério Longo.

Anônimo disse...

Aliás há notícias que o alagamento nunca visto em determinada área de Atafona, se deve à obra (uma avenida)mal executada pela Prefeitura no bairro da Coréa, que estaria funcionando como um verdadeiro dique. Que após a abertura de tal avenida (dique) pela população, as águas estariam escoando com muita rapidez, independentemente das chuvas que continuam caindo e que segundo previsões cairão até amanhã.

Rogério Longo.