sábado, 4 de abril de 2009

CARLA SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE ESTADO DE TRABALHO E RENDA

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, cumprindo sua agenda no Rio de Janeiro, se reuniu com o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, e com o assessor especial da secretaria, Jorge Maruche, buscando parceria para o município.
Na oportunidade, o secretário colocou à disposição da prefeita o Sistema Nacional de Empregos (Sine). “Disponibilizamos a mobília, equipamentos, manutenção, treinamento e licenciamento do software. A prefeitura entra com local de instalação e pessoal”, enumera Ázaro.
Ronald acrescenta que, além desse projeto, o município pode contar com o Plano Territorial de Qualificação (Planteq) de acordo com as demandas principais do município e com o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) este com uma verba maior para implementação de projetos de capacitação. “A prefeita Carla sabe administrar, sabe fazer gestão pública.
A posição geográfica e de desenvolvimento de São João da Barra vai impactar positivamente em toda a região. Podemos utilizar o Planseq de forma conjunta com outros municípios. A região meree um plano específico”, declara o secretário, acrescentando que a secretaria ainda dispõe de uma Agência Itinerante – ouvidoria, carteira de trabalho, seguro desemprego, e de uma sessão de cooperativa e microcréditos.Maruche complementou enfatizando que para a realização da parceria é preciso fazer um termo de cooperação técnica. “É um formulário simples, mas necessário para nossas ações.
O Conselho Municipal de Emprego também deve nos procurar. Utilizaremos recursos do FAT para realizar diversos cursos de qualificação, sem custo para o município”, explica o assessor.A prefeita Carla Machado ressaltou os diversos projetos desenvolvidos em sua gestão e afirmou que o município irá buscar todas as parcerias disponíveis que envolvam trabalho e renda. “Criamos o Balcão de Oportunidades como referência para interligação entre demanda e procura de emprego, implantamos diversos cursos de qualificação com a empresa LLX e levamos para o município cursos em parceria com o Cefet-Campos, hoje IFF”, frisa.
Carla acrescenta que criou, ainda, o Fundo de Desenvolvimento de São João da Barra (Fundesan) para investir no micro e pequeno negócio e o Programa Municipal de Incentivo ao Cooperativismo (Prominc) que através do projeto Empresa Legal, encuba os negócios, com contabilidade e assessoria jurídica gratuita por um ano.“Logo de início podemos instalar dois postos do Sine em São João da Barra. Um novo quinto distrito, bem próximo à área do porto, e outro na sede”, conclui.
Maruche finaliza; “temos um trabalho muito de bom de estudos para escoamento da produção”
Fonte : SECOM / PREFEITURA MUNICIPAL DE SJB.

Nenhum comentário: