quarta-feira, 15 de abril de 2009

PRÓ-COMITÊ DO BAIXO PARAÍBA DO SUL REALIZA PALESTRA PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Foto: Edson Fujita, ao centro da foto em encontro do Ceivap em Penedo - RJ. Fonte: www.ceivap.org.br
Uma importante PALESTRA, ministrada pelo Dr. Edson Fujita - Diretor da Agevap - Agência de Bacia do Ceivap, foi dada hoje pela manhã no Auditório da Casa Ecológica da UENF, com o Tema "Orientação de como conseguir recursos através do CEIVAP".
Durante a Palestra a Comissão Organizadora do Comitê, trouxe informações a respeito do DECRETO Nº 41.720 DE 03 DE MARÇO DE 2009 que INSTITUI O COMITÊ DA BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO BAIXO PARAÍBA DO SUL, NO ÂMBITO DO SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, e também do Processo Eleitoral.
Com a presença dos representantes dos municípios do Baixo Paraíba do Sul (SJB e Campos), o Secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Marcos Sá, dos gestores do Comitê Zenilson Coutinho e Paulo Jorge e outros secretários como Paulo Feijó, além de diversos representantes usuários e de entidades civis, o evento teve o intuito de disseminar técnicas de como se conseguir angariar fundos, por intermédio do CEIVAP, para programas diversos como saneamento básico, reflorestamento, educação ambiental entre muitos outros.
"Existem verbas Federais e Estaduais que estão sendo devolvidas por falta de projetos", afirmou Dr. Edson Fujita. "Para se ter uma idéia, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tinha uma verba disponível de 5 bilhões e só usou 700 milhões e o restante foi devolvido para a união ,pois não tinha mais projetos básicos e de execução para serem apresentados", mencionou ainda Dr. Edson Fujita.
Dos 59 projetos que os componentes da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) apresentaram nos últimos períodos, somente 01 foi acolhido, sendo que os outros não estavam em conformidade ou lhes faltavam doocumentação e uns até, absurdamente, asinaturas dos proponentes.
Andre Pinto, esteve na reunião representando a ONG COCIDAMA de São João da Barra e Marco Pacheco representou a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra. Ambos concordaram que o evento somou para que a região acorde para a união e cooperação, para que não seja tarde demais. O fator político regional tem que estar isento de vaidades e egocentrismos individualistas, frisou Andre Pinto.
Os próximos passos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul é o de se fazer uma seleção de pessoal para ficar, única e exclusivamente, à disposição do Comitê para desenvolvimento dos trabalhos na região hidrográfica IX. Este blog aguarda o envio, pelo Comitê, do cronograma do processo seletivo de pessoal para breve divulgação aos interessados. Abre-se uma oportunidade aos que querem trabalhar com o tema e que deverá ser remunerado.
No término da reunião, Marcos Sá, que é Secretario Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, convidou o Dr. Edson Fujita e sua equipe para um encontro com a Prefeita Carla Machado na foz do rio Paraíba para tratar de assuntos ligados ao processo erosivo de Atafona, esgotamento, saneamento, cheias do paraíba, entre outros assuntos de interesse da gestão da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

Nenhum comentário: