segunda-feira, 27 de abril de 2009

SJB - TEM GUIAMENTO ECOLÓGICO COM COLETA DE AMOSTRAGEM DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL

Foto: Imagens da APA da CEHAB que beira o rio Paraíba do Sul.
Nesta segunda-feira, 27/04, pela parte da manhã, a equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra - SEMASP, receberá integrantes do Projeto Pólen (que é voltado para educação ambiental de todos os municípios abrangidos na Bacia de Campos por causa da exploração petrolífera), de municípios vizinhos, componentes da região Norte Fluminense, para a realização de um guiamento de turismo ecológico e coleta de amostragem da água da foz do rio Paraíba do Sul.
Arleide Ferreira e Áureo Simões Bongosto, ambos gestores ambientais do Projeto Pólen em São João da Barra convidaram a SEMASP para a realização de um tour fluvial ao Paraíba do Sul, para se conhecerem melhor algumas áreas carentes de proteção e outras em circunstâncias especias de conservação como a APA da CEHAB, que ainda tem uma mata ciliar intacta e está em processo de criação.
Na oportunidade, a Equipe de educação ambiental da SEMASP, sob a orientação de Marco Pacheco, coletará em kit próprio, uma amostragem das águas da foz do Paraíba do Sul para uma análise momentânea de aspectos como turbidez e acidez do mesmo. A condução dos barcos ficará por conta de Adriãozinho, também membro da equipe de Educação Ambiental da SEMASP.
O Guia em Turismo Regional cadastrado na Turisrio, Andre Pinto - que também faz parte da equipe de Educação Ambiental da SEMASP - falará de aspectos históricos do rio Paraíba do Sul, a presença dos índios goitacazes em seu entorno, a ocupação no período das Capitanias Hereditárias, A chegada do primeiro povoamento do Norte Fluminense em Atafona, o tráfico de escravos na fazenda da Barra, na foz e outras histórias e lendas. Também falará dos problemas advindos da construção de hidrelétricas bem como o fenômeno erosivo do Pontal de Atafona. A previsão de saida é para 8 h e 30 mim e chegada 11 h e 30 mim, ambos no Cais do Imperador em São João da Barra.

Nenhum comentário: