terça-feira, 21 de abril de 2009

LEMBRANÇA: TIRADENTES À MODA SANJOANENSE

TIRADENTES À MODA SANJOANENSE
Hoje, 21 de abril, todos homenageiam a bravura do Herói Tiradentes, o inconfidente. Muitos falaram de suas façanhas, de seu heroísmo, de sua bravura e de seus ideais libertários. Entre estes historiadores que fazem parte do rol de admiradores de Joaquim José da Silva Xavier - O Tiradentes, está o saudoso escritor sanjoanense JOÃO OSCAR DO AMARAL PINTO, falecido em 2006.
João Oscar, sem dúvidas, dedicou parte de sua vida ao estudo do idealismo e caminhos percorridos por Tiradentes no período da Inconfidência Mineira. O conhecimento de João Oscar sobre o assunto era tanto que ele foi convidado pela extinta TV Tupi a fazer parte, como protagonista, do programa televisivo de perguntas e respostas de J. Silvestre chamado "O Céu é o Limite".
João Oscar , de 10 etapas do programa, conseguiu chegar na penúltima fase, errando na última pergunta. Durante a exibição do programa, em 1973, os televisores preto e branco de São João da Barra ficavam cercados de amigos conterrâneos que torciam para o mesmo.
Muitos anos mais tarde, João Oscar que havia perdido na penúltima fase do programa de J. Silvestre, é agraciado com a maior Comenda do Estado do Rio de Janeiro, por serviços prestados aos trabalhos historiográficos fluminense. Recebe, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em grande solenidade, a "Medalha Comenda Tiradentes".
Como esse mundo dá voltas...
Conheça o Blog Pró-Memória João Oscar em http://www.poetasanjoanense.blogspot.com/

Nenhum comentário: