terça-feira, 21 de abril de 2009

O CASO DA CACHOEIRA SÃO ROMÃO, DAS RUÍNAS DA PONTE VELHA, SANTA CATARINA DE AMO ENTRE OUTRAS

O Concurso Público que será realizado em São João da Barra, na área de saúde, tem gerado uma grande demanda para a corrida desenfreada às informações sobre conhecimentos gerais do município, uma vez que tais informações fazem parte da grade de matérias a serem estudadas em todos os cargos.
Na semana passada houve um certo tumulto na cidade quando descobriram em uma apostila vendida nas ruas, para o concurso em questão, que a "Cachoeira São Romão" e as "Ruínas da Ponte Velha" constavam como atrativos turísticos de São João da Barra. Oras, estas são de Barra de São João!.
Quantos não confundem por aí, em outras plagas, que o Porto do Açu será em Barra de São João e não em São João da Barra?. Já cansei de ouvir e corrigir os analfabetos funcionais que encontramos soltos pelas ruas de grandes centros e de outros estados até.
Lembro-me da Audiência Pública do Minerioduto e do próprio Porto do Açu, onde no EIA / RIMA apareciam a "Cachoeira São Romão" e as "Ruínas da Ponte Velha" e a região de "Quixadá" e não Quixaba, que é o certo . Pedi correção.
Tudo começou lá atrás quando a Turisrio fez confusão, colocando no seu site a aberração. A seguir veio a fundação CIDE que também ficou incursa no erro, depois foi a MMX, agora foi a FESPE. Que próxima instituição incorrerá no erro novamente ? Tão logo vi o edital do concurso, acessei o site, entrei no link da CIDE - 2006 e vi o erro. Enviei e-mail à FESPE pedindo retificação mas não fui respondido. Será que o povo de Barra de São João nos quer dar estes atrativos de graça? Que mandem no pacote o "Miro", apelido que dou, carinhosamente, ao poeta imortal Casimiro de Abreu.
Estou passado com outra situação. Vi numa apostila que estão vendendo por aí, que a Vila da Rainha era chamada também de "Santa Catarina de Amo" e em outro material era chamada de "Santa Catarina de Amoés". A coisa é feita para confundir ou para facilitar a vida do sujeito? Oras, o Escritor João Oscar, meu saudoso pai que escreveu a história de São João da Barra, é taxativo quando fala em sua obra "Apontamentos Para a História de São João da Barra" em "Santa Catarina das Mós". Porque "Mós"? Oras, "Mó" quer dizer moenda, pedra torneada em forma de círculo que servia para moer a cana-de-açúcar nas Capitanias Hereditárias, principalmente a de Pero de Góis (São Tomé ou Paraíba do Sul).
Portanto, fique atento ao que lê, pois tem gente que está escrevendo e chamando sanjoanense de "São Juanense" e por aí vai...

Nenhum comentário: