domingo, 26 de abril de 2009

TECEX - EMPRESA DE GRANDE RESPONSABILIDADE SOCIAL- VEM ENCERRANDO SUAS ATIVIDADES EM DOSES HOMEOPÁTICAS

A VALENTE SAGA DA TECEX
Com um passado e presente glorioso, fundada num momento em que São João da Barra soerguia economicamente - depois de uma longa ibernação de décadas pós-movimento portuário - a Fiação Santa Amélia, conhecida como TECEX Tecelagem, está encerrando suas atividades em São João da Barra.
É sabido que o setor produtivo já encerrou as suas atividades e seus funcionários, em acordos feitos com a alta administração da TECEX, já estão recebendo as verbas resilitórias ou de rescisão contratual normalmente, em cronograma previamente combinado. Tudo às claras, bem dizer.
Em pensar que a empresa nasceu em 1961, um ano antes da inauguração do asfaltamento da estrada São João da Barra - Campos, estrada esta inaugurada pelo Governador Celso Peçanha e que seus produtos iam para diversas plagas do Brasil, o seu histórico de existência nos dá muito orgulho.
A tristeza é saber que, no mercado competitivo internacional - pelo princípio da "mais valia" - produz tecidos e outros materiais inescupulosamente à preços baixos utilizando-se de mão-de-obra asiática barata e muitas vezes em regime de redução análoga à escravidão (caso dos Chineses, Coreanos etc), provocando a concorrência desleal com as indústrias brasileiras, a TECEX passou a não aguentar mais competir com empresas estrangeiras que supostamente tinham impostos baixos, sonegavam os mesmos diversas vezes e tinham facilidades de entrada de seus produtos no mercado brasileiro, que de certo modo favorecia até a pirataria.
Ademais, as atividades da TECEX - Indústria que era estabelecida, em tempos pretéritos, isolada e sem urbanização - começou a ser cercada de casas e pequenas propriedades e iniciaram-se os problemas de impacto de vizinhança, tendo sido compelida, no ano passado, a cumprir Termo de Ajustamento de Conduta para melhorar a prevenção de poluição sonora de seus galpões e com saídas de emergência em vários pontos, o que acarretou com a suspensão definitiva do turno da noite, em respeito à Lei do Silêncio. Em seguida cancelou os outros dois turnos sucessivamente.
A partir deste ano, a empresa somente tem mantido um pequeno grupo de funcionários que presta serviços de vigilância do local. Segundo informações oficiosas, o ativo da empresa está em perfeitas condições de arcar com suas obrigações societárias, estatutárias, empregatícias e de pagamento de fornecedores.
O que fica de concreto no local
O espaço físico, ou lay out da TECEX é excelente para se montar um supermercado com lojas de departamentos, servir de logística também para empresas de construção e engenharia que queiram se instalar em São João da Barra, Garagem para empresas de transporte público ou privado, ser um equipamento turístico para realização de competições Kart Indoor, quadra de futsal ou até mesmo um centro de shows ou festas infantis com diversos brinquedos e praça de alimentação. Tem a possibilidade também de ser um extenso show room para eventos. Bom, tá dada a dica. O que nos resta agora é lembrarmos do heroísmo de seus administradores e funcionários que levaram o nome de São João da Barra aos píncaros do sucesso empresarial.

Nenhum comentário: