terça-feira, 7 de abril de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ TRÊS FILMES AMBIENTAIS APRESENTADOS NO CIRCUITO NACIONAL TELA VERDE QUE ACONTECERÁ NO JARDIM BOTÂNICO EM ABRIL

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – (DEA/SAIC/MMA) e o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do audiovisual (SAV/MinC), realizarão, às 10 horas do dia 17 de abril, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), a Abertura do Circuito Tela Verde e o Lançamento do Edital de Curtas de Animação.
O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.
Cada estrutura educadora cadastrada no Circuito receberá um kit contendo: DVDs, material para divulgação e um guia passo a passo para organização e avaliação da mostra. Após exibição, o kit deverá compor o acervo do espaço exibidor, ou de outro espaço público indicado pela instituição responsável pela exibição. Durante o período que antecede a mostra, bem como o de sua exibição, os espaços contarão com o blog do Circuito Tela Verde como apoio. Nele, serão disponibilizados o conteúdo do kit, informações e questionário para a avaliação da mostra e materiais que servem de base para as discussões.
Esta é uma primeira versão de um circuito de exibição de filmes ambientais que esperamos repetir por mais vezes, revelando a diversidade dos olhares sobre a questão ambiental. O Circuito Tela Verde é uma das ações de educomunicação do DEA/MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental e em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99).
SÃO JOÃO DA BARRA
Os filmes que serão apresentados sobre São João da Barra, na mostra nacional de curtas serão :
- Maragado;
-Tabuaçu;
-Reserva-te o dia de sábado;
Estas produções em curta tem uma duração média de 15 minutos cada uma e serão distribuídas para todo o Brasil juntamente com outros curtas de cidades brasileiras neste projeto maravilhoso do Ministériodo Meio Ambiente.
Dá-lhe Minc ! Dá-lhe São João da Barra!!!
Maiores informações podem ser obtidas no seguinte blog:

Nenhum comentário: