domingo, 19 de abril de 2009

ESTUDANTES DE JORNALISMO DA FAFIC FAZEM DOCUMENTÁRIO SOBRE A ONG COCIDAMA DE SÃO JOÃO DA BARRA POR SUA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Estudantes de Jornalismo da FAFIC realizaram, neste feriadão, uma série de entrevistas com membros da ONG COCIDAMA no propósito de se criar um documentário sobre a sua atuação responsável no município de São João da Barra e região.
A equipe da FAFIC composta por Vanessa, Myrian, Laila, Roberto e o câmera mam Armando, esteve presente na Chácara urbana de Andre Pinto, um dos membros da ONG e sentados abaixo de uma mangueira centenária, reunidos em uma grande mesa - tantas outras personalidades da região foram entrevistadas neste local como Gianino Sossai, Osório Peixoto, João Oscar, Paulo Paranhos , Nelson Rodrigues Filho e outros - deu-se a entrevista.
O que chamou a atenção dos entrevistadores é que identificaram nas propostas encaminhadas pela ONG COCIDAMA ao Plano Diretor Municipal de São João da Barra em 06/09/2006, que muitas delas vêm se concretizando a exemplo da criação da APA da CEHAB, da demarcação do Parque Ecológico de Grussaí/Iquipari, dos Portais turísticos, da Reserva Ecológica da Caroara, da implementação de Câmara Frigorífica na Assol para armazenamento da produção rural, de estufa modelo para mudas, da futura criação do parque eólico (em medida compensatória da LLX e MPX), o reordenamento da orla etc.
Andre Pinto disse da importância da ONG COCIDAMA para São João da Barra e região, pois muitas das propostas exigidas no momento das Audiências Públicas do Plano Diretor e também do Minerioduto e construção onshore e offshore do Porto estão sendo acatadas e outras estão à caminho. A cobrança tem que ser contínua e a sociedade tem que estar atenta às mudanças de cenário em todos os seus aspectos. A ONG ocupa cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e também em outros conselhos como o de cultura, o de segurança alimentar, o de agricultura e do idoso.
A atuação da ONG COCIDAMA ecoa até na região serrana, pois tem parceria com outras ongs para encaminhamento de projetos de proteção à mata atlântica (floresta densa), que inclusive, por curiosidade, presume-se que a própria CBF tenha ocupado irregularmente no decorrer dos anos, segundo Andre Pinto. Também firmamos parceria com a ONG PIABANHA , de Itaocara no período de construção da hidrelétrica de Pomba e Cambuci, ao qual éramos contra.
O documentário será apresentado para os próximos meses no curso de Comunicação da FAFIC e será entregue uma cópia para os integrantes da ONG COCIDAMA, como agradecimento e colaboração com os estudos universitários.
Quem quiser conhecer as propostas feitas pela ONG COCIDAMA ao Plano Diretor Municipal de São João da Barra é só clicar aqui.

Nenhum comentário: