quarta-feira, 14 de abril de 2010

AGÊNCIAS DE TURISMO DO BRASIL SE VOLTAM PARA O RECEPTIVO DE CHINESES

Foto: O Porto do Açu, em São João da Barra, tem recebido numerosos grupos de chineses para o turismo de negócios. Na foto, o Sr. Peng Cheng , um dos maiores executivos da Wisco conhecendo a capoeira feroz do Professor sanjoanense, Chicão de Assis e seus destemidos aprendizes. O trade de turismo receptivo sanjoanense tem que se cadastrar no Ministério do Turismo para receber ainda mais turistas chineses e ficar cada vez mais profissional.
CADASTRE SUA AGÊNCIA DE TURISMO LOGO! Ministério do Turismo iniciou o processo anual para o credenciamento de agências de viagens e turismo brasileiras que atuarão na recepção de grupos de turistas chineses no Brasil. O processo de seleção segue exigências previstas no Memorando de Entendimento denominado Status de Destino Aprovado (ADS), assinado com a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China, em novembro de 2004. Em 2010, O Ministério do Turismo reformulou o processo com base nos resultados de estudo realizado com outros países signatários do ADS. Assim, o Ministério do Turismo é hoje o único responsável pelo processo de credenciamento no âmbito do ADS, cujos requisitos para as empresas participantes são: o cadastramento no Ministério do Turismo (http://www.cadastur.turismo.gov.br).. As agências de viagem e turismo interessadas deverão enviar a documentação acima ao Ministério do Turismo até o dia 28 de junho de 2010. A lista com a atualização das empresas credenciadas será divulgada em 09 de julho. A documentação deverá ser encaminhada ao Departamento de Relações Internacionais do MTur, localizada no Anexo ID SCN Q. 06, Bloco A, 11º andar, CEP: 70716-900, Brasília/DF. O mercado Chinês Segundo estudo realizado pelo professor Wolfgang Georg Arlt, da Universidade West Coast de Ciências Aplicadas na Alemanha, a crescente parceria comercial entre América Latina e China foi um dos fatores que contribuiu para o incremento do fluxo de turistas chineses no Brasil. Embora grande parte destes turistas constitua-se em representantes de delegações comerciais e oficiais, há indicativos de que seja crescente o número de grupos de turismo de lazer. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2004 o Brasil recebeu 16.305 turistas chineses, número que cresceu 142% em quatro anos, atingindo 39.514 turistas chineses em 2008. Como conseqüência do processo de credenciamento, somente entre 2007 e 2008 houve um acréscimo de 68,22%. Para as empresas que desejam trabalhar no receptivo de grupos de turistas chineses no Brasil, é importante atentar-se ao particular perfil do turista chinês, que usualmente não se interessa pelo turismo de sol e praia. Em destinos tropicais o turista chinês demonstra especial interesse em conhecer, de forma segura, a natureza e a vida selvagem, bem como espetáculos de dança, não se interessando necessariamente pelo carnaval. Há baixa sazonalidade em tais grupos, que costumam gastar muito em compras. Fonte: Ministério do Turismo.

Nenhum comentário: