domingo, 4 de abril de 2010

"VIVER A VIDA" EM SÃO JOÃO DA BARRA

"Em todo caso, é possível afirmar,sem nenhuma dúvida, que o município de São João da Barra, é o que mais vem se preocupando com a relalização de medidas concretas de acessibilidade dentre os quatro municípios investigados."
Leandro Causin Alves, Rodrigo de Almeida Amoy, Cheker Miguel Haddad Kury, Juliana Nogueira Carneiro (Mestrandos em Direito) Foto: Passarela dos cadeirantes com 134 metros. Um dos melhores equipamentos turísticos em prol do Portador de Necessidades Especiais que o Governo Carla Machado fez em sua 1ª gestão. A Passarela do Cadeirante foi elogiada por Nicolas You, representante da ONU-Habittat, que visitou o município recentemente. Foto extraída do blog do Arturo.
Foto: São João da Barra foi um dos primeiros municípios do Brasil a ter a cadeira aquática para portadores de necessidades especiais.
UMA NOVELA DA REALIDADE
O Diretor da Novela "Viver a Vida", Manoel Carlos, parece ter visitado São João da Barra, ou, no mínimo então, soube pela imprensa o sucesso que o nosso município vem tendo com a infraestrutura e com os equipamentos destinados aos portadores de direitos especiais (PODE). A personagem Luciana, uma modelo que sofreu um acidente e ficou tetraplégica, vivida pela atriz Aline Moraes, tem experimentado a sua nova vida sobre as cadeiras de rodas, onde vivencia na bela cidade do Rio de Janeiro os equipamentos e instrumentos favoráveis à sua acessibilidade. Em capítulos anteriores, a TV Globo mostrou uma passarela de cadeirantes na praia e também a "Luciana" entrando no mar nas cadeiras aquáticas e tomando um verdadeiro banho de alegria. Foto: A atriz Aline Moraes vive a personagem "Luciana", na novela"Viver a Vida" , da TV Globo. Sabemos que muitas novelas retratam suas histórias ou estórias, em cidades fictícias, mas no caso em tela podemos afirmar que na nossa cidade, São João da Barra, existem equipamentos de acessibilidade que não perdem para nenhuma capital do Brasil. Pesquisando na World Wide Web, pude ver que existem até monografias sobre acessibilidade exaltando o nome de São João da Barra como município modelo que vem implementando com sucesso medidas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Eu, particularmente, fico muito orgulhoso de ter participado desta empreitada, pois foi o meu relatório técnico, bastante fundamentado, que propiciou a concessão da licença da referida passarela junto à Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro, à pedido do amigo Marcos Sá,que é o Secretário Municipal de Meio Ambiente. Meses depois, estava eu, me recuperando de um grave acidente de carro sofrido na BR 101, em que fiquei por longos meses em uma cadeira de rodas e aí pude utilizar e sentir na pele como era necessária aquela passarela para os portadores de deficiência. Neste sentido, muitos mestrandos em políticas públicas da Faculdade de Direito de Campos vem desenvolvendo seus trabalhos acadêmicos com olhos voltados para a nossa querida São João da Barra, salientando que o município vem desenvolvendo uma excelente POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO no campo da acessibilidade. Taí a Unitei, a APAE, centros de reabilitação, Conselho do Idoso e por aí se vai... Ilustração: Nova orla favorecerá maior conforto e acessibilidade. Ilustração: A Praça São Benedito e outras praças tem rampas de acesso bem como mesas adaptadas ao cadeirante. Ilustração: A nova Prefeitura terá sua construção voltada ao melhor atendimento aos portadores de necessidades especiais. Veja uma dessas monografias sobre Acessibilidade em São João da Barra, clicando no link abaixo: http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/bh/cheker_miguel_haddad_kury.pdf

Nenhum comentário: